• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

EPAMIG e Cocatrel realizam encontro técnico voltado para mulheres na cafeicultura

Evento gratuito ocorre em Três Pontas (MG) e terá palestras sobre produção sustentável e alternativas de renda para cafeicultoras

Foto: EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e o Grupo Cafeína, composto por produtoras da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), realizam, nesta quinta-feira (30/11), a partir das 8h, um encontro técnico para a discussão de temas atuais referentes à cafeicultura, focados na participação das mulheres no setor. O evento, gratuito e presencial, ocorre no Campo Experimental de Três Pontas.

O Grupo Cafeína Cocatrel foi criado em 2019 e reúne mulheres cooperadas para a troca de informações e conhecimentos para melhorias na administração de propriedades e para o aumento da qualidade das produções. Esta será a primeira edição do encontro técnico em parceria com a EPAMIG.

“A ideia é promovermos uma aproximação entre os trabalhos e pesquisas da EPAMIG e esse grupo composto apenas por mulheres cafeicultoras, que é um segmento que tem crescido bastante”, relata a pesquisadora da EPAMIG, e organizadora do encontro, Vanessa Figueiredo. “Até o momento, já tivemos a inscrição de aproximadamente 50 produtoras, o que representa um número bastante expressivo”, completa.  

Após a fala de abertura, ministrada por Vanessa, na qual ela apresentará a EPAMIG e seus trabalhos em cafeicultura, ocorrerão as palestras “Produção de flores como alternativa de diversificação para as cafeicultoras”, realizada pela pesquisadora da EPAMIG, Lívia Carvalho, e, em seguida, “Certificação e desenvolvimento sustentável”, conduzida pela engenheira agrônoma da Cocatrel, Rudmila Brito.

O evento será encerrado com uma visita às lavouras de café da EPAMIG no Campo Experimental de Três Pontas. “Será um momento para elas verem na prática algumas tecnologias que temos desenvolvido. O foco será na cultivar MGS Paraíso 2, que foi desenvolvida pela EPAMIG e tem recebido destaque no cenário nacional”, detalha Vanessa Figueiredo.

Fonte: EPAMIG