• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Empresa de laticínios, no Sul de Minas, faz primeira exportação

Um dos pioneiros do leite de búfala no Brasil conquista mercado americano 

Foto: Sistema Faemg Senar

Os produtores Marcelo Leão e João Batista Souza, proprietários do Laticínio Bom Destino, o maior produtor de leite de búfala da América Latina, alcançaram um patamar significativo em sua trajetória: realizaram sua primeira exportação. A empresa, onde alguns colaboradores já participaram de cursos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar, enviou seus produtos para Miami, nos Estados Unidos, celebrando um marco histórico em seus 35 anos de existência.

Em solo americano, os produtos do Laticínio estão presentes em uma rede de supermercados com 16 lojas, e, em breve, a empresa receberá uma missão do Chile para credenciar exportações. Também estão nos planos a expansão para outros mercados internacionais.

“Temos motivo de sobra para comemorar. A conquista foi resultado de anos de trabalho e dedicação. “Conseguimos a certificação e, na última semana, nosso produto chegou a Miami,” celebra João Batista.

A história do Laticínio Bom Destino é um exemplo de inspiração e superação. Em 1984, após a morte do pai, os dois jovens irmãos, Marcelo e João Batista, e a mãe, Maria Madalena Souza, assumiram a fazenda da família, transformando a dor em motivação para honrar legado dele. Inicialmente, dedicaram-se à produção de leite de vaca e, em 1989, começaram a fabricar muçarela na cozinha da propriedade, com 50 litros de leite. Em 2001, ao receberem uma demanda por muçarela de leite de búfala, decidiram investir nessa nova produção.  “Não conhecíamos o búfalo, mas fomos atrás, aprendemos e começamos a produzir. Em dois anos, toda a criação já era composta de búfalos,” conta João Batista.

Hoje, a empresa conta com 1.700 búfalas em lactação, além de 700 animais em lactação de parceiros, totalizando mais de 5.000 búfalas em suas propriedades. Com uma produção diária de 70.000 litros de leite e uma capacidade mensal de 300 toneladas, o laticínio oferece um mix de mais de 50 produtos. Entre eles, estão diversos tipos de queijos, burratas, defumados, manteiga, requeijão, creme de leite e opções zero lactose. Seus produtos são vendidos em todos os estados brasileiros e a marca é reconhecida pelo Selo de Pureza, que garante a qualidade e autenticidade dos produtos feitos 100% com leite de búfala.

Fonte: Sistema Faemg Senar