• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Desfile cívico marcou a abertura das comemorações de 111 anos de Guaxupé, que se estendeu por todo o fim de semana

Depois de dois anos sem realizar este evento devido a pandemia, foi nítido a alegria e a animação das crianças, dos profissionais, das famílias e dos espectadores que ficaram maravilhados com o trabalho apresentado

Foto: Prefeitura de Guaxupé

O Desfile cívico em comemoração aos 111 anos de Guaxupé foi realizado na manhã do dia 1º de junho e marcou a abertura da extensa e grandiosa programação das comemorações do aniversário de 111 anos de Guaxupé. Depois de dois anos sem realizar este evento devido a pandemia, foi nítido perceber a alegria e a animação das crianças, dos profissionais da educação, das famílias e dos espectadores que ficaram maravilhados com o trabalho apresentado pelas escolas municipais, estaduais, particulares, pela Apae, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e bandas convidadas da Polícia Militar de Passos, de Poços de Caldas e de São José do Rio Pardo.

O Tiro de Guerra iniciou trazendo o civismo, a cidadania e o patriotismo promovidos por esta instituição. A Apae abriu o desfile destacando os “50 Anos da APAE Guaxupé”. Em seguida, as escolas municipais parabenizaram Guaxupé apresentando o tema “Nossa origem, nossa essência, nossa história”. Durante os meses de abril e maio deste ano, todas as crianças das escolas municipais pesquisaram, descobriram e aprenderam um pouco mais sobre as características marcantes de Guaxupé. Este projeto institucional, referente ao aniversário de 111 anos de Guaxupé, possibilitou o desenvolvimento de inúmeros estudos de campos, aulas-passeio, visitas aos espaços municipais, entrevistas e descobertas.

As crianças das escolas municipais de educação infantil (Noêmia, Thereza Buffoni e Yolanda Conti Bertoni) apresentaram o significado indígena da palavra Guaxupé – “Caminho das Abelhas”. Homenagearam a importância das abelhas e da cultura dos apicultores em nossa cidade e os benefícios que o mel nos proporciona. A Escola Municipal Coronel Antonio Costa Monteiro apresentou algumas das manifestações culturais de nossa cidade. Enalteceram a Associação Guaxupeana de Defesa do Folclore, destacaram a identidade do nosso povo homenageando as Pastorinhas, as Folias de Reis e as Festas Juninas. As escolas municipais Dona Olympia Leite Ribeiro e Dona Olimpia Felippe da Silva pesquisaram sobre “Guaxupé das Orquídeas”, Trouxeram para o desfile a beleza da tradicional Festa das Orquídeas de Guaxupé, uma das mais belas e autênticas celebrações que ocorrem em nosso município. Homenagearam o Núcleo dos Orquidófilos de Guaxupé por meio do Sr. Adolpho Radaelli, pessoa ilustre por cuidar das plantas de maneira tão nobre assim como se cuida de uma criança. A Escola Barão de Guaxupé prestou homenagem aos trabalhadores guaxupeanos, reconhecendo e valorizando o esforço e a dedicação de cada indivíduo que contribui para o crescimento e desenvolvimento da cidade. As crianças ressaltaram que “Todo profissional passou por um professor”, parabenizando todos os profissionais da educação de Guaxupé. A escola municipal Delfim Moreira exibiu as manifestações culturais, destacando os inúmeros artistas, grupos teatrais, artesãos, pintores, cantores, dançarinos, escritores que elevam o nome de Guaxupé.

A Escola Municipal Wagner Ribeiro Macêdo – Caic apresentou Guaxupé do Turismo religioso, rural, de negócios, de eventos, cultural e até turismo educacional. As crianças trouxeram para este desfile um pouco do patrimônio físico, cultural e imaterial da cidade. Já as crianças das escolas integrais Elias José e José de Sá apresentaram um pouco da história que se entrelaça entre Guaxupé do Café e dos Imigrantes, por meio de uma belíssima apresentação teatral. A escola municipal Dr. Carlos de Souza Ribeiro apresentou “Guaxupé do povo acolhedor”. As crianças demonstraram o quanto Guaxupé tem um povo acolhedor, que recebe bem quem aqui chega, um povo hospitaleiro, trabalhador, onde o carisma e a boa prosa sempre estão presentes. Estas características marcantes destacadas por todas as escolas serão mantidas e enaltecidas por meio das diversas práticas pedagógicas, projetos investigativos e nos temas integradores que estão presentes no currículo municipal durante todo o ano escolar.

As fanfarras e as balizas deram um show de graciosidade, garra e determinação. Destaque para a alegria e belíssimas apresentações das fanfarras: Escola Coronel, Dr. Carlos, Caic, Delfim, Barão, Elias José e José de Sá. Este trabalho foi coordenado por Cassiano da Silva e os instrutores Luan Aparecido de Farias, Lucas Costa e Lucas Henrique Fortunato.

A Secretaria do Desenvolvimento Social apresentou alguns de seus inúmeros projetos: CRAS, CREAS, Centro de Convivência, Juventude Positiva, Fanfarra. A apresentação foi muito animada, as crianças e idosos foram aclamados pelo público presente.

O desfile ainda contou com a participação das escolas estaduais Major Luiz Zerbini, Dr. Benedito Leite Ribeiro, do Colégio Bora Passar, da Cooperativa Recicla Guaxupé, dos Desbravadores.

O encerramento do desfile ficou por conta da apresentação Banda da Polícia Militar de Passos, Banda Marcial de Poços de Caldas e da Banda de São José do Rio Pardo.

Os inúmeros veículos da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros de Guaxupé finalizaram este belíssimo evento.

As festividades dos 111 anos de Guaxupé contaram ainda com um dia cheio de atividades, recreações e serviços das secretarias municipais no Parque da Mogiana, inclusive com shows. Na sexta feira (02/06) aconteceu no Teatro Municipal a apresentação da Banda Instrumental de Guaxupé e de Monte Santo de Minas. No sábado (03/06) pela manhã foi lançado no Estádio Municipal o Programa “Gol do Brasil” e à tarde a tão aguardada Marcha para Jesus, que foi um grande sucesso. A programação se encerrou na noite do domingo (04/06) com a apresentação do Encontro de Corais, na Estação Cultural.

Fonte: Prefeitura de Guaxupé