• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Consumidor mais exigente e mais digital, aponta pesquisa sobre o perfil do consumidor do Sul de Minas em 2022

Material se baseia nas pesquisas realizadas nas datas mais importantes para o comércio, nas cidades da região.

Foto: CSul.

O ano de 2022 foi um ano de retomada pós-pandemia, e como o consumidor se portou nesta retomada? O Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (Geesul), com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, criou um material que mostra o perfil do consumidor do Sul de Minas em 2022.

O material se baseia nas pesquisas realizadas nas datas mais importantes para o comércio, nas cidades da região, sendo elas: dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças e natal, quando consumidores de diversas cidades do Sul de Minas foram indagados sobre tipos de presentes, valor pago pelo presente, formas de pagamento, local preferido de compras e os fatores que influenciam na hora de comprar.

A pesquisa mostrou que as roupas são a preferência dos consumidores em quase todas as datas comemorativas. Um presente é o que os consumidores apontaram que compraram no ano de 2022, em sua maioria, exceto no Natal, onde o consumidor compra 5 ou mais presentes. O cartão de crédito é o preferido dos clientes na hora de pagar, e o PIX ainda apresenta lento crescimento para esta modalidade de venda.

Quanto aos fatores que influenciam no momento da compra, os consumidores se mostraram exigentes, buscando qualidade, prazo adequado de entrega e preços baixos. Já quanto ao local de compra, o e-commerce se destaca, crescendo 28,7% na preferência dos consumidores entre o natal de 2020 e o de 2022.

Para o fundador do Geesul e membro do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, Guilherme Vivaldi, entender o perfil do consumidor é fundamental para criar estratégias adequadas neste ano que se inicia. O conselho para os empreendedores é aprofundar suas análises no relatório completo, e entender como seu cliente pode ser melhor atendido neste ano.

Fonte: Unis.