• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Centro Cultural de Pouso Alegre recebe exposição “Giramundo 50 anos”

A exibição do acervo da companhia mineira de teatro que faz história com seu próprio universo de encanto e magia possui entrada franca.

Foto: Prefeitura de Pouso Alegre

“Giramundo 50 anos” é uma exposição retrospectiva sobre o Grupo Giramundo e sua trajetória, cobrindo o período de 1971 a 2021, e conta com aproximadamente 150 bonecos, de trinta e seis montagens, a mostra abrange a produção criativa de Álvaro Apocalypse, de 1971 até 2003, bem como a produção contemporânea do Giramundo, de 2003 até os dias de hoje.

O projeto prevê a restauração de bonecos, o inventário digital do acervo (bonecos e objetos cênicos) e a criação de um database digital na web, sobre a obra do Giramundo, no site giramundo e canal giramundo no youtube, com circulação da mostra por seis cidades de Minas Gerais: Montes Claros, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Juiz de Fora, e Itabirito. A exibição também apresenta ao público um resumo do trabalho do Giramundo no campo da animação e conta com conteúdo educativo sobre os tipos de bonecos, seus processos construtivos e gêneros de manipulação.

“O grande objetivo do Giramundo é o encontro com o público, seja nas nossas apresentações ou nas nossas exposições do acervo. Contribuindo significativamente o acesso da população aos bens culturais! Além disso, em todos esses anos de atividades ininterruptas, e viajando com nossos bonecos para os quatro cantos do mundo, levando e elevando a cultura do nosso país, através da valorização das histórias e produções artísticas da nossa gente!!!  Impactando diretamente no orgulho do povo mineiro, e brasileiro, e com isso, contribuindo sempre na construção da nossa cidadania”, pontua o produtor do grupo, Raimundo Bento.

A expo Giramundo 50 anos estará aberta para visitas de escolas, com atendimento de monitores e também poderá ter parte de seu conteúdo apreciado no site www.giramundo.org. O projeto “giramundo 50 anos” é composto pela exposição de bonecos e pelo primeiro Festibon, festival de espetáculos clássicos do Giramundo e tem o apoio e patrocínio da CEMIG, através da Lei estadual de Incentivo à Cultura.

A exposição foi montada no auditório José Saponara, no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, e permanece em cartaz até sexta-feira, dia 28/07, com visitação das 8h às 18h, para todas as idades. A oportunidade de conhecer de perto os famosos bonecos do Grupo Giramundo, culmina após duas sessões do espetáculo “Carnaval dos Animais”, realizadas no Teatro Municipal durante o último fim de semana.

A exibição do acervo da companhia mineira de teatro que faz história com seu próprio universo de encanto e magia possui entrada franca.

Realização: Giramundo e Governo de Minas Gerais
Patrocínio: Cemig – Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Apoio local: Prefeitura de Pouso Alegre e Superintendência de Cultura

Foto: Prefeitura de Pouso Alegre