• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Cemig conclui capacitação do Programa Mulheres Empreendedoras em Pouso Alegre

Iniciativa visa formar mulheres para a gestão de seus próprios negócios, contribuindo para o empoderamento feminino 

Foto: Cemig

O Programa Você – Voluntariado Cemig, concluiu, no sábado (19/8), a capacitação da primeira turma presencial do Programa Mulheres Empreendedoras em Pouso Alegre. Essa é a 14ª turma do programa, que já impactou positivamente a vida de mulheres em todas as regiões do estado de Minas Gerais. 

O programa é uma iniciativa de fomento ao empreendedorismo, cuja finalidade é desenvolver o espírito empreendedor de mulheres e orientá-las no processo de tomada de decisões e análise de riscos, estimulando a criação de sua própria empresa e, a partir de então, poderem contribuir com a renda familiar e investir no futuro de suas famílias, melhorando, assim, o bem-estar familiar e social.  

Durante o treinamento, que teve duração de 4 dias, as participantes receberam orientações sobre características e comportamentos de uma empreendedora, plano de negócios, pesquisa de mercado, estratégias de venda, marketing, gestão financeira, gestão do tempo e gestão de pessoas. Também participaram de debates sobre o protagonismo feminino no mundo dos negócios.  

A Técnica de Comunicação da Cemig, Maria de Fátima Fernandes Valias, relata a experiência de participar como voluntária. “É gratificante poder compartilhar nosso conhecimento profissional com estas mulheres e perceber que estamos contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento econômico da cidade por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino. São mulheres guerreiras, focadas na realização de seus projetos, e que certamente alcançarão o sucesso almejado” – afirma. 

Uma das participantes do curso, Andreia Oliveira, conta sobre a expectativa gerada pela iniciativa da Cemig. “Trabalho com arte, pintura geral em madeira, telas e paredes. Quando fiquei sabendo do programa Mulheres Empreendedoras, logo me inscrevi. Visualizei nesta iniciativa uma ótima oportunidade para buscar mais conhecimento sobre a gestão do meu negócio e ampliar meus horizontes, para que eu possa desenvolver e crescer na área empresarial” – relata.  

Alcance social do Programa 

O programa Mulheres Empreendedoras foi desenvolvido para estimular a autoestima das participantes, senso de pertencimento e compromisso em desenvolver as suas habilidades empreendedoras. 

Desde sua implantação, o programa já formou 14 turmas, e impactou a vida de mais de 300 mulheres. Além das turmas online, que atenderam mulheres da capital, região metropolitana e várias cidades do interior, como Paraguaçu, Curvelo, Governador Valadares e Itabira, entre outras, já foram realizadas turmas presencias em Montes Claros, Varginha, Juiz de Fora, Uberaba e Belo Horizonte, além de Pouso Alegre.    

Fonte: Cemig