• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

CEFET-MG promove 1º Seminário de Ações de Inclusão

O evento será on-line, das 9 às 17h; a proposta é abordar o desenvolvimento de ações relacionadas à atuação dos Núcleos de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAPIs).

Foto: CSul.

A Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE) e a Coordenação do Programa de Inclusão e Diversidades (CPID) do CEFET-MG realizam, nos dias 29 e 30 de novembro, o 1º Seminário de Ações de Inclusão. O evento será on-line, das 9 às 17h, transmitido pela Plataforma Teams. A proposta é abordar o desenvolvimento de ações relacionadas à atuação dos Núcleos de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAPIs).

Um dos convidados do Seminário é o presidente da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos (Anei Brasil), Franclin Nascimento, que abordará o percurso histórico de implementação dos Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) no Brasil.

Para falar sobre as experiências de atuação dos NAPNEs nas Instituições Federais de Ensino Superior, estarão presentes Isabel Cristina Correa, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); Marcelo Dias, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e Romerito Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A programação contará também com a participação de servidores do CEFET-MG.

Os NAAPIs foram implementados nos campi do CEFET-MG em setembro deste ano. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento, execução e avaliação dos planos institucionais de desenvolvimento estudantil, bem como pela promoção das condições necessárias ao acesso, permanência, participação e desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas.

Formados por uma equipe multiprofissional, eles atuam de forma integrada às Coordenações de Assuntos Acadêmicos (CAAs) e Coordenações de Desenvolvimento Estudantis (CDEs). “A inclusão, para além das obrigações legais enquanto direito do estudante, deve ser um compromisso institucional, envolvendo todos os sujeitos participantes do processo formativo dos alunos. A criação dos NAAPIs se configura como esse espaço de acolhimento, diálogo, mediação, intervenção e apoio, no âmbito de cada campus. Além disso, ele atua como multiplicador das políticas e diretrizes propostas pela DDE para orientação de toda a comunidade”, explica a Diretora de Desenvolvimento Estudantil, Carolina Riente.

Fonte: CEFET-MG.