• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Foi feito esse encontro para aproximar o município com os contadores e conseguir buscar garantia que essas informações que eles prestam estejam corretas.

Foto: Prefeitura de Lavras

Na manhã desta terça-feira, 12, aconteceu o Café com Contadores. Um encontro do município com os profissionais que são responsáveis pelas informações fiscais dos contribuintes, não só recolhimento de impostos mais demais obrigações acessórias. 

Uma delas é a DAMEF (Declaração Anual do Movimento Econômico Fiscal) que tem relação com o volume do VAF do município, que é o principal critério que o Estado de Minas utiliza para a distribuição da cota-parte do ICMS previsto em constituição para municípios mineiros. 

Quanto maior é o VAF do município maior é a quantidade de ICMS que ele recebe do Estado. Então a correção dessas informações que os contadores preenchem e se elas retratam de fato a realidade da movimentação econômica do contribuinte é de extrema importância para o município. 

Na grande maioria das cidades mineiras, o ICMS é uma das três principais receitas e está fortemente ligada ao VAF. Diante disso, foi feito esse encontro para aproximar o município com os contadores e conseguir buscar garantia que essas informações que eles prestam estejam corretas.

Fonte: Prefeitura de Lavras