• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Audiência pública discute transporte coletivo de Lavras

O estudo aborda diversos aspectos, incluindo o número de linhas, extensões, demandas da população, modernização do sistema de controle de linhas, melhoria de frotas, dentre outros.

Foto: Prefeitura de Lavras

Foi realizada nesta segunda-feira, 22/01, no auditório da prefeitura, uma audiência para a consulta pública sobre o transporte coletivo do município. O Governo Municipal contratou um estudo técnico para viabilizar a edição e publicação do edital de concorrência pública para a concessão do serviço, aberto para todas as empresas interessadas que atuem no seguimento.

O estudo realizado pela empresa Vertran aborda diversos aspectos do transporte coletivo urbano em Lavras, incluindo o número de linhas, extensões, demandas da população, modernização do sistema de controle de linhas, melhoria de frotas, dentre outros. Segundo o técnico responsável pela coleta de dados, Cristiano Melo da Silva, o próximo passo será “analisar as sugestões apresentadas pelos participantes da consulta e discutir com os envolvidos a possibilidade e viabilidade de acolhimento, para, na sequência, apresentar a minuta do edital de concorrência, com sua posterior publicação.

Reafirmando o compromisso com a melhoria do sistema, o Governo Municipal mostra a sua preocupação em compreender a fundo os resultados desse estudo. Segundo o Assessor de Gabinete, o advogado Marcelo Sabato, “o ponto que chamou atenção no estudo apresentado e pontos comuns discutidos é que tanto a Federação de Transporte Coletivo quanto a empresa concessionária apresentaram sugestões relativas à possibilidade do subsídio da tarifa por parte da Administração Municipal, matéria que, inclusive, foi pauta de proposta legislativa apresentada pelo Executivo no ano de 2022, o que viabilizaria maior economia aos usuários do serviço. Porém, a proposta não foi aprovada pela maioria dos representantes do legislativo municipal deixando de ser implementada”, disse.

A empresa Vertran, responsável pelos trabalhos relativos aos estudos e apresentação do edital, irá analisar as sugestões apresentadas na consulta pública.                                                                                                                                                            

Os interessados que ainda queira apresentar suas sugestões podem preencher o formulário (Anexo I) e encaminhar as contribuições até as 18 horas do dia 26 de janeiro de 2024, para o endereço Rua Dr. Sylvio Menicucci, 1575, Bairro Kennedy, Lavras-MG ou para o e-mail: licitacoes@lavras.mg.gov.br. O Anexo I e outras informações estão disponíveis no site lavras.mg.gov.br

Fonte: Prefeitura de Lavras