• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Artigo de Juarez Alvarenga: Sua vida precisa de revisão?

Texto desenvolvido pelo advogado e escritor Juarez Alvarenga.

Foto: CSul

O ideal psicológico é uma utopia, mas alavancar a quase perfeição é uma conquista saudável. A realidade é fragmento de vidro colocado em nosso interior para impedir a desenvoltura em busca da felicidade verdadeira.

         Ultrapassar este muro envidraçado exige destreza nos passos e escada alta em nossas sensações. A agressividade da realidade só é domada se nossa barreira não for vulnerável. Fragilidade só é destruída com base firme e durável.

         Se sua vida intima está destroçada, cabe reconstruí-la com uma revisão geral. Retirar de sua plantação as pragas destruidoras e a substituir. A pureza orgânica só é possível até a adolescência. Os adolescentes têm uma visão de mundo privilegiada; só vêem o lado belo e agradável da existência. A vida inicial é como um carro zero numa avenida. Perfeito e pronto para acelerar, mas mesmo assim depende da perícia do motorista.

         Se você não quer mais treinar a ser feliz, se seus horizontes são estreitos, se suas manhãs são fúnebres e você sem reação, se ao acordar sente intimidado pelo sol, é então necessário marcar uma consulta para revisão plena de sua vida.

         Com o avanço da vida costuma aglutinar em nossas estradas consistentes entulhos que paralisa e enterra aqueles sonhos congelados. Então precisa que a chuva caia não só para infiltrar águas no seu canteiro descuidado, mas para criar uma enxurrada potente, capaz de retirar todos os entulhos impregnados em sua caminhada, impedindo sua vida de dar sobressaltos.

         Sacudir a vida de vez enquanto é necessário. A valentia da tempestade que tem força demolidora é capaz de levar tudo em que aparece pela frente. Ao caso que a garoa é tênue e incapaz de locomover os pesados obstáculos fixados em nosso mundo com barreiras fortificadas, geradas pelo acumulo de pedras no desenrolar de nossa existência. Por isto precisamos de tempestade, deste que não esteja circunscrito em nosso universo intimo sem fluxos forçando o desequilíbrio emocional.

          Se sua vida está exposta ao tempo e tomando uma garoa suave, retire o guarda- chuva que sentirá o incomodo. O que parece lógico é a intensificação da chuva até transformar em tempestade.

 Não existe dentro da história humana 100% de felicidade como também não existe 100% de desgraça. A medida que nós destruímos as desgraças, aumenta a felicidade. O interessante seria prevenir e por isto é que muitas vezes a desgraça se instala em nosso mundo ficando retida e num labirinto sem saída.

         Busque colocar sua felicidade dentro do mar. Deixe o espaço quase infinito para sua felicidade navegar, mas antes disto é necessário que seja piloto de varias tempestade anteriores.

         Ver em que ponto do mar está sua vida. Se na praia caminhando desgovernadamente para alto mar, busque fazer revisão e, mais do que isto, busque fortalecer seu intimo, dando ele instrumento capaz de governar em alto mar com segurança de quem já superou muitas tempestades. E isto só será possível se colocarmos salva- vidas antes que o mar enlouqueça mandando sua vida para águas profundas.

*O texto não necessariamente reflete o posicionamento do CSul.