• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Artigo de Juarez Alvarenga: Angústia no sol do meio dia

Texto desenvolvido pelo advogado e escritor Juarez Alvarenga.

Foto: CSul

Na vida, os sentimentos são heterogêneos, dependendo do tempo e das situações. Sob o céu do meio dia as angústias tornam-se hegemônica em nosso comportamento.

A vida do meio dia se estagna dentro dos sonhos sem poder de reação sobre a realidade. Tudo se passa com restrição de nosso espaço, sem coordenação de continuidade de nossas lutas. É de frieza contemplativa que nossos planos sucumbem.

Meio dia é um buraco nas estradas que impede de chegar à rodoviária dos acertos. Esta hora do dia é de sepultação  da alegria e consagração do imobilismo.

O homem do meio dia é agente parasitário de sua própria história. As barreiras se elevam e se fortifica, impedindo os caminhantes de atingirem metas palpáveis do outro lado da estrada. As derrotas se projetam no espaço, dificultando o desmoronamento dos obstáculos que impede a vida de saltar, pois o mesmo fica impregnada no ponto parasitário do começo da caminhada.

Meio dia colecionamos desafios não enfrentados e entregamos nossos objetivos para os visionários sem horizontes.

Ainda bem que existe o restante do dia dos sonhos com ações, de metas com objetivos e de vitorias com lutas.

A instantaneidade do meio dia é um momento do restante do dia que sobra para congratulamos nossos sonhos com a realidade. A paralisia do meio dia, que nos cega para a realidade, é exaltada pelo restante do dia com grandeza e valentia.

Ultrapassar a instantaneidade do meio dia é dar sobressaltos mirabolantes no restante do dia.

Em qualquer caminhada humana existem as horas criticas. Sucumbir ou enfrentar com sutileza é que nos resta. Se ao meio dia a vida se angústia, à meia noite os sonhos nos capta para servir de impulso, capaz com sua força, contornar o momento critico do meio dia.

As angústias diurnas não devem ser obstáculos que nos impedem de enfrentarmos nossos sonhos com realidade necessária.

Aprenda que a vida é um todo e que as partes destes todo não têm o poder de estagnar nossos sonhos e para acelerar suas realizações basta substituirmos as angústias do meio dia pela inteligência restante de todo o dia.

*O texto não necessariamente reflete o posicionamento do CSul.