• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Arsae-MG antecipa fiscalização em Pouso Alegre devido ao aumento das reclamações sobre falta de água

Equipe da Agência solicitou explicações da Copasa sobre o desabastecimento e visita diversos bairros da cidade nesta quarta, 22/11

Foto:

A Arsae-MG fiscaliza, in loco, nesta quarta-feira, 22/11, as ocorrências de desabastecimento de água em Pouso Alegre, sul de Minas. Anteriormente prevista para a próxima semana, a fiscalização foi antecipada devido ao aumento das reclamações de moradores sobre a falta de água em diversos bairros, divulgadas pela mídia local.

De acordo com a Coordenadoria de Regulação e Fiscalização dos Serviços da Agência, ao tomar conhecimento das situações de desabastecimento de água nos bairros, a Gerência de Fiscalização Operacional (GFO) foi mobilizada para que a fiscalização fosse antecipada. A Copasa também foi acionada com questionamentos formais sobre os episódios de falta de água.

Segundo o agente de fiscalização da Arsae-MG, Guilherme Morais, será fiscalizada a falta de água em diversos bairros e a condição das captações, das estações de tratamento. “Também atenderemos uma demanda da Ouvidoria para verificação da eficiência da ETE Sapucaí-mirim”, explica. A fiscalização deve acontecer nos dias 22 e 23/11. As fiscalizações realizadas pela Arsae-MG são consolidadas em relatórios em que são apresentadas as conclusões, não-conformidades, medidas necessárias e penalidades. A partir dessas fiscalizações são definidas medidas corretivas e sancionatórias aos regulados.

Sul de Minas
Ciente dos fatos de desabastecimento em outras localidades do Sul de Minas, e sempre preocupada em garantir a continuidade na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Arsae-MG está adotando todas as medidas legais que garantam, o quanto antes, o reestabelecimento dos serviços aos usuários.

A título de exemplo de ação, a Arsae-MG está avaliando, junto à prestadora, as causas da falta d’água em alguns dos municípios já identificados com problemas de abastecimento e as providências a serem tomadas, dentro do seu campo de atuação.

Extrema
Município também foi tratado como ponto de atenção devido ao crescente número de reclamações. A fiscalização foi realizada na cidade nos dias 20 e 21/11. Em breve será divulgado relatório final sobre essa fiscalização.
Varginha

A Arsae-MG está solicitando junto à prestadora esclarecimentos sobre a falta de energia que ocasionou falta d’água na cidade nos últimos dias por meio de ofício. É obrigatório que o prestador possua e adote Plano de Emergência e Contingência específico para cada município ou localidade atendida, para os casos de alteração nas condições de funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, conforme a complexidade dos sistemas. Este plano deve prever ações corretivas a serem adotadas em virtude de fatores internos e externos aos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, incluindo desastres ambientais e situações decorrentes de mudanças climáticas.

Fonte: Arsae-MG