• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Ação na Praça Senador José Bento alerta para cuidados com a saúde mental

Psicóloga diz ainda que é uma oportunidade das pessoas conhecerem os serviços que a Secretaria de Saúde oferece de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Foto: Prefeitura de Pouso Alegre.

O início do ano é uma época em que é comum as pessoas fazerem reflexões sobre erros, acertos e metas. E a campanha Janeiro Branco traz um dos mais importantes questionamentos: Como você tem lidado com a sua saúde mental? 

Para chamar a atenção da população para um tema tão importante, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta terça-feira (10) uma ação na Praça Senador José Bento. 

“Durante todo o ano nós temos uma demanda muito grande e que tem aumentado cada vez mais. As questões de saúde mental, depressão, ansiedade devem ser discutidas. Então esse mês vem para reforçar a importância do tema, discutir o cuidado, prevenção e tratamento”, explica Ana Cláudia Neves Gonçalves, Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Aldeia Viramundo. 

A Psicóloga diz ainda que é uma oportunidade das pessoas conhecerem os serviços que a Secretaria de Saúde oferece de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Além dos psicólogos que atendem a população, por meio do encaminhamento nos postos, nós temos o CAPS Aldeia Viramundo que atende os transtornos mentais graves e o CAPS AD, que atende casos de álcool e drogas, um serviço de atenção ao dependente químico. Às vezes a pessoa chega com uma demanda ou conhece alguém e não sabe a quem recorrer, queremos que mais pessoas conheçam os serviços e possam usufruir deles”, pontua Ana Cláudia Gonçalves. 

Além das orientações sobre saúde mental, a ação conta com: oficinas terapêuticas; aferição de pressão arterial e glicemia capilar; atividades físicas e orientação nutricional e saúde bucal. 

“Eu acho muito importante esse tipo de ação porque serve como alerta e a gente na correria acaba que não olha. Aí passando aqui eu vi, parei uns minutinhos e pude ver certinho. Eu também olhei minha pressão e descobri que tá alta”, conta a Vendedora, Fernanda Tavares Silva.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre.