• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

220 alunos da rede municipal de Itajubá serão beneficiados com o Programa Ver, Viver e Aprender

A ação tem como proposta a melhora da qualidade visual e promoção da inclusão na rede municipal de ensino

Foto: Prefeitura de Itajubá

No último sábado, dia 24, a Prefeitura de Itajubá, em parceria com o Hospital de Olhos de Itanhandu, realizaram na Policlínica do Mercado, o atendimento a aproximadamente 220 alunos da rede municipal de ensino, na primeira rodada de consultas do Programa “Ver, Viver e Aprender”.

O objetivo do projeto é diagnosticar possíveis deficiências visuais em alunos do ensino fundamental da rede municipal, corrigi-las, quando necessário, e, assim, reduzir reprovações, evasões escolares, baixo aproveitamento acadêmico e transtornos psicossociais. 

Na ocasião, os exames oftalmológicos foram realizados nos pacientes pelos médicos. Em seguida, com a receita em mãos, as crianças diagnosticadas foram encaminhadas para a equipe que direcionava na escolha da armação dos óculos. A entrega dos equipamentos será feita pela Prefeitura às famílias em breve.

O programa é dividido em três etapas:

  • Triagem: Nesta fase inicial, realizada no segundo semestre de 2023, os alunos passaram por exames de Acuidade Visual, utilizando a tabela de Escala de Sinais. Essa triagem foi crucial para identificar quem necessitava de encaminhamento para consulta oftalmológica.
  • Consulta oftalmológica: As crianças identificadas com baixa visão serão encaminhadas para consulta com médicos oftalmologistas. Profissionais multidisciplinares estarão disponíveis para garantir um atendimento completo e eficiente, incluindo a prescrição de óculos quando necessário.
  • Confecção de óculos: Na última etapa do processo, os óculos serão confeccionados de acordo com as prescrições médicas, e entregues às famílias dos alunos sem qualquer custo. Uma variedade de modelos, cores e tamanhos será disponibilizada, garantindo não apenas a correção visual, mas também o conforto e a estética.

O programa realizará quatro ciclos em 2024. Em março novas triagens serão iniciadas nas escolas, abrangendo todos os alunos da rede municipal, para seleção de novos casos para o segundo ciclo do programa.

Fonte: Prefeitura de Itajubá