• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

O chamado parto empelicado ocorre uma vez a cada 80 mil nascimentos.

Foto: Corpo de Bombeiros

Militares do Corpo de Bombeiros de Lavras realizaram na madrugada da última quinta-feira, dia 7, um procedimento raro: o parto normal de um bebê empelicado, ou seja, ainda na bolsa e envolto no líquido amniótico. Na maioria das vezes, esse tipo parto é feito por cesariana.

A princípio seria uma ocorrência cotidiana, porém ao chegar na residência da gestante, que mora no bairro Jardim Glória, ela apresentava contrações intensas. Durante o deslocamento essas contrações aumentaram e ao chegarem na entrada da Santa Casa, a gestante entrou em trabalho de parto, sendo assistida pelos militares e posteriormente, mãe e filho foram acolhidos pela equipe médica.

O chamado parto empelicado ocorre uma vez a cada 80 mil nascimentos. Enquanto o bebê está dentro da bolsa, ele continua recebendo todos os nutrientes e oxigênio através do cordão umbilical, inexistindo qualquer risco para a sua sobrevivência. No entanto, o bebê precisa ser retirado da bolsa para que o médico possa avaliar se está saudável.

Outro fato relevante, é que essa ocorrência foi a primeira da nova Unidade Resgate recebida pela Cia de Lavras na última semana.

Fonte: Corpo de Bombeiros