• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Bombeiros militares do 6º COB concluem curso de especialização

Este curso oferece o ensino de técnicas avançadas de escoramento e rompimento de estruturas colapsadas.

Foto: Corpo de Bombeiros

Bombeiros Militares do 6º Comando Operacional de Bombeiros concluíram, no dia 31/08/2023 (quinta-feira), o Segundo Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) – Nível Avançado, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O curso teve a duração de quatro semanas, iniciando em 07 de agosto e encerrando em 31 de agosto de 2023. No total, participaram 23 (vinte e três) bombeiros militares, sendo 19 (dezenove) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e 04 (quatro) de outros estados: 01 (um) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, 01 (um) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, 01 (um) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e 01 (um) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

O Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, de nível avançado, concentra-se nas ações de resposta a desastres, seguindo os padrões doutrinários internacionais estabelecidos pela INSARAG (Grupo de Assessoria Internacional de Operações de Busca e Salvamento), uma instituição da OCHA (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários). Este curso oferece o ensino de técnicas avançadas de escoramento e rompimento de estruturas colapsadas. É uma capacitação inovadora que harmoniza os princípios internacionais com as doutrinas já consolidadas na Corporação, incluindo as experiências adquiridas pelo CBMMG em situações de desastres ambientais e tecnológicos em Minas Gerais, como os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, além de operações em outros países, como os auxílios humanitários prestados pelo CBMMG em Moçambique e, mais recentemente, as operações de resgate em meio aos terremotos na Turquia.

A habilitação do militar, nesse nível, permite que ele se torne um disseminador de conhecimento, tornando-se apto a capacitar um maior número de bombeiros militares em ações de coordenação de equipes de resposta a desastres em âmbito local, regional, nacional e internacional. Isso contribui de maneira significativa para auxiliar o país em ações humanitárias realizadas em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ter tido a oportunidade de participar do curso e adquirir um amplo conhecimento na doutrina de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas em um nível avançado foi uma experiência verdadeiramente singular. Durante o curso, fomos instruídos em uma variedade de técnicas de padrão internacional, habilitando-nos a responder a desastres envolvendo estruturas colapsadas não apenas no Brasil, mas também a prestar auxílio humanitário a outras nações afetadas por desastres naturais, como terremotos ou inundações. Além disso, nutro a esperança de compartilhar o conhecimento adquirido, capacitando um número ainda maior de bombeiros militares, tanto de Minas Gerais como de outros estados, com o objetivo de aprimorar ainda mais o desempenho do Corpo de Bombeiros Militar em situações de grande desastre.”, afirma o 1º Tenente Mengali, um dos militares integrantes do 6º COB formados no curso.

Fonte: Corpo de Bombeiros