Memorial do ET é entregue à população
Inauguração contou com a presença do Prefeito Vérdi Melo, ufólogos e as cidadãs que teriam avistado a criatura em 20 de janeiro.
Redação CSul / Foto: Prefeitura de Varginha
O Memorial do ET foi inaugurado na noite de terça-feira (8), localizado em um ponto estratégico, de onde pode-se ver grande parte da cidade. A estrutura conta também com um planetário que exibirá filmes educativos e culturais e já é a nova sede da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio da Prefeitura.
Luzes coloridas, ET´s lúdicos e outras curiosidades que remetem à ufologia agradaram aos que compareceram à inauguração, de crianças da rede municipal de Educação a adultos, incluindo ufólogos e convidados.
O imóvel foi denominado “Radialista José Galvão Conde”, falecido em 22 de março de 2018. Receberam presencialmente a homenagem, a filha, Rosângela Conde e o filho Júlio Conde, acompanhado da esposa Vanilda Vilas Boas Conde e neto.
Ronsângela, representando a família, em seu pronunciamento disse estar honrada com a homenagem.
Uma das testemunhas da aparição do extraterrestre no dia 20 de janeiro de 1996, Kátia Xavier, esteve presente.
O ufólogo Marcos Leal revelou que o caso da ufologia de Varginha o fascinou aos 11 anos. “Me inspirei em grandes ufólogos”, conta.
Na oportunidade ele ainda agradeceu “todas as testemunhas civis e militares que se envolveram com os fatos, Kátia Xavier, Valquíria e Da. Luiza Silva e todos que colaboraram com as informações, pois graças a elas que podemos estar aqui hoje; agradeço também aos ufólogos Ubirajara Franco Rodrigues, Vitório Pacaccini, João Marcelo Marques Rios e Giordano Mazutti que não puderam estar aqui; graças ao prefeito Vérdi e ao Barry podemos estar aqui hoje, pois acreditaram na nossa pesquisa”.
Carlos lembrou que “em 2006 nos reunimos para investigar novamente o caso e conheci o documentarista James Fox, que após saber das questões muito sérias resolveu fazer um documentário sobre o episódio de Varginha.
No dia 18 de outubro, o documentário “Moment of Contact” foi lançado nos Estados Unidos e a premier de lançamento ocorreu nesta terça-feira, em Nova Iorque.
A legenda do filme de 107 minutos chama o caso de “Roswell Brasil”. “Eu realmente acredito nessas pessoas”, afirma o autor do documentário James Fox.
14 anos de espera
O secretário municipal de Turismo de Varginha, Barry Charles Sobrinho disse que foi um desafio concluir esse projeto. “A obra levou 14 anos para estar concluída e a palavra hoje é de felicidade de poder estar aqui hoje com o nosso líder e prefeito Vérdi que tem feito um trabalho de união com os secretários”. A demora da conclusão se deu em decorrência de vários fatores, empreiteiras que não cumpriram o compromisso, a burocracia, entre outros.
O vice-prefeito Leonardo Ciacci registrou que a Administração Municipal teve o carinho com esse espaço que estava em desuso e hoje é mais um instrumento público entregue à população e nós vamos continuar fazendo o que for melhor para a nossa cidade de Varginha”.
O prefeito Vérdi afirmou que obviamente acredita no caso, pois os estudos foram profundos e contundentes e, agradeceu todos os que trabalharam para que esse projeto fosse concluído. “Nós queremos e vamos fazer dessa cidade, a cidade que sonhamos pra nós, para nossos filhos e para as futuras gerações, fazendo investimentos como esse sobre o caso do ET”, disse o prefeito.
Vérdi agradeceu os secretários municipais que prestigiaram a inauguração, além do Barry: Joadylson Barra Ferreira (Meio Ambiente), José Manoel Magalhães Ferreira (Habitação e Desenvolvimento Social), Honorinho Ottoni (Administração), Ronaldo Gomes (Planejamento), William Gregório Grande (Obras e Serviços Urbanos), Marcos Batista (Agricultura), Juliano Cornélio (Desenvolvimento Econômico), Armando Fortunato Filho (Saúde), André do Vôlei (Esportes e Lazer), além de Marcos Cleber Sales (diretor da Guarda Civil Municipal), Alemão do Café – Edson Menegueli (presidente da Fundação Hospitalar do Município de Varginha, Rosana Moraes (diretora do Hospital Bom Pastor), Marcos Benfica (diretor-superintendente da Fundação Cultural), Ana Paula Amorim (diretora do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha) e outras autoridades e convidados.
A Prefeitura faz o investimento no Memorial do ET com a finalidade de dar importância à ufologia e consequentemente aquecer a economia com mais estudos e atrativos turísticos.
Em entrevista, o ufólogo Vitório Pacaccini ressaltou que o Memorial do ET em Varginha é o maior museu de ufologia da América Latina. “Varginha como sempre na vanguarda, uma cidade empreendedora, que com essa inauguração perpetua o caso do ET que será lembrando e conhecido em todo o mundo lado a lado com o Caso Roswell e isso para a ufologia brasileira é de muito orgulho”, declarou.
Logo após o descerramento da placa de inauguração, os convidados puderam assistir ao documentário Moment of Contact.
Alunos presentes na solenidade assistiram a filmes em 360º no Planetário.
Funcionamento
A Secretaria Municipal de Turismo informa que, nesse primeiro momento receberá grupos pré-agendados para visitar o Planetário que exibirá filmes rápidos, em média 12min.
Trata-se de um local com cadeiras confortáveis onde as pessoas assistem aos filmes olhando para cima. As escolas ou grupos devem agendar as visitas pelo telefone 35 3690-2066.
Já o Memorial do ET pode ser visitado de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.