• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Centro Especializado em Reabilitação II será inaugurado nesta quinta-feira na Fuvae

Centro leva o nome de Kátia Nogueira Paiva Campos.

Redação CSul / Foto: Divulgação

Acontece nesta quinta-feira (27), a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) na Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais (FUVAE). No CER, serão ofertados serviços de reabilitação.

O CER II homenageia Kátia Nogueira Paiva Campos, que sonhou, buscou e idealizou este importante projeto para a Fuvae. A abrangência assistencial do serviço oferecido pelo CER II, será macroregional, atendendo municípios da microrregião de Varginha, São Gonçalo, Monsenhor Paulo, Cordislândia e Elói Mendes e 53 municípios da regional de Pouso Alegre, conforme proposta habilitada pelo Ministério da Saúde.

O fluxo assistencial é composto de avaliação na atenção básica, encaminhamento para a Junta Reguladora e está fará o encaminhamento para o serviço de referência. Quando o usuário chegar no CER II será avaliado, admitido no serviço que fará a indicação do dispositivo ou tratamento de reabilitação mais indicado.

Conforme Deliberação CIB-SUS/MG Nº3.477, de 21/07/2021, existem na região 104.635 mil pessoas com Deficiência Intelectual e Física.

O apoio do CER II será de extrema importância à toda demanda reprimida existente em Varginha, afinal, mais de 700 pessoas que aguardam por próteses, adaptações ortopédicas e dispositivos adaptados para auxiliar na mobilidade, terão na Fuvae este auxílio.

A FUVAE está sob nova direção e todos estão se empenhando para dar continuidade a missão deixada por Kátia. “É com muita emoção que toda equipe está se entregando de corpo e alma para fazer o CER II Kátia Nogueira Paiva Campos se tornar uma referência, assim como aconteceu com a FUVAE”, disse Ana Carla Raimundo Maciel, diretora do CER II (Físico).

Outras conquistas

Inaugurada em 2022, a Casa Espaço Funcional é direcionada a aprimorar as ofertas, a luz da Política Pública de Assistência Social que a FUVAE vem desenvolvendo desde 2018, atendendo pessoas com deficiência intelectual e múltipla – jovens, adultos e idosos que, concluíram seu processo de escolarização, apoiando seus familiares e cuidadores, para que tenham melhores condições de vida, oportunidade de exercitar seus potenciais, o gerenciamento de suas vidas e contribuir para a verdadeira inclusão social.

Esses usuários são atendidos no Centro-dia, um serviço socioassistencial, de referência, que necessita ainda de parceria com o poder público para auxiliar nas despesas, pois a FUVAE arca sozinha.

Sobre Kátia Nogueira Paiva Campos

Nascida em 27/03/1961, Kátia iniciou sua história na FUVAE bem jovem e já aos 18 anos, foi registrada como funcionária da instituição, sendo escolhida por seu avô, que observou sua dedicação, carinho e respeito pelas pessoas com deficiência.

Kátia Nogueira Paiva Campos.

Kátia dedicou sua vida para cuidar e melhorar a vida das pessoas com deficiência em sua passagem nessa terra. Lutou muito e fez a diferença na vida de muitas famílias, crianças e jovens, buscando sempre elevar o nome da FUVAE, através da capacitação dos profissionais, da busca de recursos financeiros, de parcerias com empresas e reconhecimento pela sociedade.

A FUVAE se transformou sob seus cuidados. Proporcionou um ambiente satisfatório para aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno/usuário, para que todos tivessem oportunidade para desenvolver suas capacidades, vencer as limitações impostas pela deficiência e pelos diversos tipos barreiras que enfrentavam (arquitetônica, atitudinal e metodológica). Proporcionou a todos a qualidade de vida que desejava, através de suas ações.

Sua presença foi de extrema importância para que a FUVAE se tornasse referência por toda região. Hoje a instituição tem um espaço amplo para atender as necessidades dos mais de 400 alunos/usuário.

Kátia deixa um legado de mais de 40 anos dedicados às pessoas com deficiências.