Prefeitura de Varginha autoriza compra de microchips para o Bem Estar Animal

O microchip com um código único é implantado no animal com dados e informações do animal e do seu tutor.

O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, autorizou o Setor de Defesa e Bem Estar Animal a realizar a compra de 500 Unidade de microchips destinados ao serviço de microchipagem animal.

A microchipagem é um dos serviços oferecidos pelo setor de Bem Estar Animal. O médico veterinário José Eduardo Balieiro, coordenador geral  da Zoonoses e Bem Estar Animal, explica que funciona como um documento de identidade de cães, gatos e até equinos . “O microchip com um código único é implantado no animal com dados e informações do animal e do seu tutor. Através dele e possível identificar o animal e seu respectivo tutor em casos de fugas,  abandonos vítimas de abandonos e até mesmo casos de furto, inclusive saber o endereço”, explica a Veterinária Marislei Camilo responsável pela Zoonoses.

A microchipagem pode ocorrer no ato da castração pelo programa municipal de controle de populacional de cães e gatos, nas clínicas conveniadas com a prefeitura,  ou se houver apenas o interesse pelo microchipagem no Centro de controle de Zoonoses. A microchipagem ocorre mediante pagamento de uma taxa de R$29,84. Aquelas Pessoas inscritas em programas sociais não pagam desde que apresentem comprovantes.

Através da microchipagem conseguimos acompanhar a vida do animal e identificar seus tutores caso se percam ou sofram abandono”, explicou Vérdi.

Fonte e foto: Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.