Paróquia Imaculada Conceição celebra festa da padroeira de Varginha; confira mensagem especial de Padre Josimar Cândido

Neste sábado (8), é comemorado o dia da Imaculada Conceição pela Igreja Católica. Em Varginha, onde é padroeira, a Paróquia dedicada a ela, no bairro Imaculada, terá uma programação especial durante todo o dia, com diversas celebrações.

Desde o dia 29 de novembro a paróquia celebra a Novena em honra a Imaculada, com terços e celebrações da Santa Missa, além de convidados e gestos concretos.

Nesta sexta (7), último dia da novena e sábado (8), haverá movimento de barracas na paróquia. Lá também poderá ser adquirido o envelope para se tornar padrinho da festa, contribuindo com qualquer valor para ajudar nas despesas da comunidade.

Último dia da novena (07 – sexta)

15h – Novena do Divino Sacramento (oferta de flores)
16h às 17h – Confissões
19h – Terço de Nhá Chica a Imaculada Conceição
19h30 – Celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Daniel Menezes, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Carmo da Cachoeira.
Gesto concreto: Produtos de higiene pessoal

Dia da padroeira (08 – sábado)

05h30 – Alvorada Festiva
06h – Recitação do terço, mistérios da alegria, dirigido pelo ‘Terço dos Homens’
08h30 -Recitação do terço, mistérios da luz, dirigido pelas ‘Mães Que Oram Pelos Filhos’
09h30 – Celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Edson Pereira Oliveira, reitor do Seminário Diocesano de Campanha, com a participação do Coro do Seminário
11h30 – Recitação do terço, mistérios da dor, dirigido pelo ‘Apostolado da Oração’
14h – Recitação do terço, mistérios da glória, dirigido pelo ‘Terço das Mulheres’ e ‘Legião de Maria’
15h – Celebração da Santa Missa e Consagração a Nossa Senhora, presidida pelo Padre Bento Motta, vigário da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, de Três Pontas
18h – Ofício da Imaculada Conceição na comunidade São Pedro, seguido de procissão até a igreja da Imaculada.
19h30 – Celebração da Santa Missa de encerramento dos festejos com a participação de todas as comunidades da paróquia .
Gesto concreto nas celebrações: Brinquedos


Mensagem especial

Pe. Josimar Cândido Lourenço, administrador paroquial da Paróquia Imaculada Conceição de Varginha, enviou mensagem especial ao CSul. Confira:

A FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

Pe. Josimar Cândido Lourenço

Ao longo de nove dias, dirigimo-nos a Maria em louvores e preces. É fantástico que realizamos nestes dias aquilo que ela mesma profetizou: “todas as gerações me chamarão feliz, porque o todo poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1,48-49). Neste ano, neste pequeno recanto de Varginha, numa das paróquias da Diocese da Campanha, enaltecemos a Memória da Imaculada Conceição de Maria, coração pobre que acolheu a Jesus.

Neste dia 08 de dezembro, proclamamos com a Igreja que Maria foi concebida sem o pecado original, ela é a Imaculada Conceição. É um dogma de fé, proclamado pelo Papa Pio IX em 1854. O que significa dizer que Maria foi concebida sem pecado?Em primeiro lugar, quer dizer que, no momento em que Maria foi concebida no ventre de sua mãe, a avó de Jesus, ela foi tocada pela graça de Deus e não teve pecado. É o que diz o Catecismo dos jovens, o Youcat: “A Igreja acredita que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original” (nº 83).

O padre João Batista Libânio, de saudosa memória, afirma que Jesus, ao assumir a nossa humanidade, a aceitou como ela é. Por isso, na linhagem de Jesus, há muitas pessoas fracas, pecadoras, divididas por dentro, assassinos, prostitutas, adúlteros, gente desregrada, perdida… Mas Deus quis reservar para ele o último elo desta linhagem que chega até Jesus, porque a origem da Vida tem que ser a vida e não a morte. Há então uma água limpa, cristalina, cheia de graça, total, inteira, Imaculada, donde nasce o Filho de Deus. Este privilégio não é um presente qualquer, mas uma missão que Maria recebe, uma função dentro da história da salvação. É dentro desta história de salvação que entendemos o que é a Imaculada Conceição de Maria. Deus quis para si este último elo.

Maria é, em outra imagem usada pelo referido padre, um cristal puríssimo. Todos nós somos frágeis cristais e por nós passa a mancha da contradição da história da humanidade. Mesmo que haja cristais muito bonitos, como muitas pessoas que marcaram a história da humanidade, nenhum supera a pureza de Maria, pois olhando através dela não haverá sujeira que impeça de reluzir sobre nós a luz que ela iria acolher.  

Maria é imagem do que Deus Pai em Jesus, pela ação do Espírito Santo deseja realizar em todos nós. Ela é a humanidade recriada em Jesus Cristo, humanidade madura, plena, aberta para Deus. Ao celebrar Maria, nós queremos chegar aonde ela chegou: uma abertura tão grande a Deus e aos irmãos, por meio da qual ela gerou Jesus. Nós não podemos gerar Jesus como Maria gerou na sua carne. Mas o podemos fazer na história se os nossos passos continuarem os passos do Senhor, se as nossas mãos continuarem a realizar a sua obra, se os nossos afetos forem marcados pelos seus sentimentos, se o nosso pensar for iluminado pela sua luz. Então começamos um mundo novo, marcado pela novidade da beleza que Deus realizou em Maria.


Imaculada Conceição

Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto V, em 28 de fevereiro de 1477.

Fotos dos dias da Novena

Redação CSul – Iago Almeida / Fotos: Facebook da Paróquia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *