Estudantes do Marista participam da 3ª MINIONU PUC Poços de Caldas

O Colégio Marista Varginha foi representado na 3ª MINIONU PUC Minas Poços de Caldas, realizada de 21 a 23 de setembro na referida cidade. A delegação foi composta por 14 estudantes do Ensino Médio e dois educadores, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio Janayna Lopes e o Professor Anderson Perrota. Nos depoimentos a seguir, os alunos comentam com detalhes como foi a experiência.

Clique no título e leia mais.“O que mais gostei na viagem foi poder conhecer melhor as pessoas, tanto da nossa delegação quanto estudantes de vários lugares que lá estavam, fizemos muitas amizades! Destaco também a acolhida e a receptividade das coordenações, alunos e equipes da PUC, foram dias muito bons. Nas simulações da Organização das Nações Unidas – ONU, fui um juiz do Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia, e era responsável por julgar supostos crimes cometidos por Radovan Karadzic, líder dos bósnios-sérvios durante a Guerra da Bósnia. Como eu pretendo cursar Direito, foi uma oportunidade excelente. É realmente uma sensação muito boa podermos ouvir pontos de vistas diferentes, crescemos com isso. Ressalto ainda que a preparação que fizemos no Colégio Marista antes de viajarmos, com a nossa MiniONU, fez toda a diferença no nosso desempenho”.

Francisco Maciel – 2º ano

“A nossa experiência foi muito boa, principalmente porque quero cursar Relações Internacionais. Na ocasião, pude conhecer um pouco mais de História, pois o meu comitê ficou responsável por argumentar sobre a Batalha de Trafalgar [evento bélico naval que ocorreu entre a França e Espanha contra o Reino Unido em 1805, na era napoleônica, ao largo do cabo de Trafalgar, na costa espanhola]. Dessa forma, tínhamos que nos colocar na pele dos envolvidos e bolar estratégias de guerra marítima, pressupondo movimentações para poder vencer, foi bem interessante. O fato de termos realizado uma MINIONU no Colégio antes de irmos nos ajudou muito, principalmente na criação das nossas argumentações. Enfim, foi uma excelente experiência e também uma oportunidade de fazermos amizade com pessoas de vários lugares”.

Ana Clara Maiolini – 1º ano.

“Estar neste evento foi uma das experiências mais marcantes e diferentes da minha vida, pois trouxe muita coisa boa de lá.  Aprendi coisas novas e aumentei minha capacidade de argumentar. Integrei o comitê de combate ao narcotráfico. Durante as reuniões, debatemos formas dos países se ajudarem para minimizar e até solucionar este problema que afeta todas as esferas da sociedade. Discutimos sobre corrupção, fronteiras, entre outros itens relacionados. Como eu pretendo cursar Direito e fazer uma boa redação do ENEM neste ano, a construção dos argumentos proporcionada pela MINIONU me ajudou bastante a treinar. Os momentos de interação com outras delegações também foram bem interessantes.”

Mariana Rezende – 3º ano.

“Os quatorze estudantes participantes se destacaram tanto pela qualidade de seus discursos e processos argumentativos, quanto pela postura e educação.  Demonstraram, durante as simulações e debates conhecimento sobre acontecimentos internacionais, história, atualidades, oratória, além de habilidades como trabalhar em equipe, assumir posições e resolver situações conflituosas.

O Projeto Educativo do Brasil Marista orienta para uma aprendizagem significativa que ocorre por meio da vinculação de novos conhecimentos aos que já fazem parte do repertório do estudante. A cada nova interação, um novo sentido é produzido e a compreensão e as novas relações são potencializadas.

Por isso a participação em projetos e atividades como esta enriquece o aprendizado, fortalece as relações e potencializa o que há de melhor em cada um dos estudantes. ”

Fonte: Janayna Lopes – Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio / Reprodução Blog do Madeira / Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *