Chuva, frio e geada – Varginha tem previsão de -1°C para o final de semana

Alessandra Claudino

O inverno de 2019 teve início no último dia 21 de junho, e agora preparem seus cobertores; o frio está chegando com força, graças às chuvas que vem acompanhadas das geadas, que são esperadas nos próximos dias. Entenda como a friagem se forma, como pode afetar as lavouras e outras curiosidades.
Quando a temperatura do ar de uma região cai abaixo do ponto de congelamento da água (0° C), pode ocorrer uma geada. Ela ocorre, pois o vapor de água existente no ar, ao cair da noite, se transforma em cristais de gelo.
Estes cristais de gelo costumam cobrir a vegetação, originando ao amanhecer uma linda paisagem. Porém, a geada dificulta o desenvolvimento das plantas. Isto ocorre, pois a seiva das plantas pode congelar, impossibilitando o perfeito funcionamento das células vegetais. Os frutos também são prejudicados, uma vez que a baixa temperatura dos cristais de água pode queimá-los, principalmente, quando estão no começo do desenvolvimento.

Varginha

A partir desta quinta-feira (04), o clima deve mudar em Varginha, com previsão de chuva para a próxima quinta e sexta-feira e geada para sábado e domingo. O Climatempo alerta para a passagem de uma grande e forte onda de frio sobre o Brasil no período de 1 a 8 de julho de 2019. Temperaturas extremamente baixas, menos do que 0°C devem ser observadas na Região Sul e próximas à 0°C em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Segundo o Climatempo, no próximo sábado(06) em Varginha, a temperatura mínima deve atingir 2ºC, com geada ao amanhecer e no domingo(07), -1ºC, também com geada ao amanhecer. (Alerta válido até 23h59 de 8/7/2019).

 

Curiosidade

Existe um aparelho usado para indicar a ocorrência de geadas. Ele é denominado pagoscópio. Prevenções

Vilão do café

Geadas constantemente afetam as lavouras. Apesar de difícil, há como prevenir grandes perdas para agricultura.
Primeiramente aconselha-se consultar institutos e centros de pesquisa governamentais, onde abaixo tem uma lista. Aqui mostramos pequenas coisas para fazer que ajudam. Para hortaliças aconselha-se cobri-las com um plástico formando uma estufa.
Para as mudas de plantações, ao final da tarde, enterra-las na terra ou envolve-las com plástico ou papelão. Nas grande plantações, como a de café por exemplo é mais difícil de salvar, mas consultando um instituto especializado, existe formas de ajudar modificando a forma de plantação.

Pico do frio

Os produtores de café estão em um dia tenso, uma vez que as informações de geadas nos próximos dias para as áreas produtoras fizeram o mercado reagir. Morgana Almeida e Francisco de Assis, chefes do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, conversaram com o Notícias Agrícolas a respeito das previsões para a semana.
A semana começou com chuvas na região Sul, seguindo a tendência de que uma maior frequência de frentes frias se faria presente. No final de semana, as chuvas também se fizeram presentes na região.
A partir desta terça (02), o Sul terá uma nova frente fria, mas que irá se esgotar muito rápido. O que vai chamar a atenção é a massa de ar que trará baixas temperaturas. Na quarta-feira, um novo sistema chega e provoca essas quedas.
Por sua vez, a previsão de geadas não está restrita somente à região Sul, mas também deve se fazer presente no Mato Grosso do Sul, São Paulo e regiões produtoras de Minas Gerais.
Além disso, as baixas temperaturas ainda devem se fazer presentes no norte do Paraná. A previsão é de temperaturas de 1°C a 3°C para Minas Gerais.

 

Redação CSul: Guilherme Campos

Com informações do ClimaTempo e Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *