1º Mutirão de Limpeza de 2019 será no Sion

Somente em janeiro, oito casos suspeitos de dengue foram registrados na cidade; número de focos do Aedes aegypti aumentou 250% em três meses no município

Para agilizar o trabalho de combate à dengue na cidade, a Prefeitura de Varginha realizará o Mutirão de Limpeza do próximo dia 23 no bairro Sion, um dos que mais apresentaram grande número de focos do mosquito de acordo com o LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti realizado nos dias 7, 8 e 9 de janeiro deste ano. A cidade foi classificada como MÉDIO RISCO de infestação do Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, o que preocupa o setor de saúde da cidade.

O levantamento – que é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2.000 imóveis – consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde.

Para o Mutirão de Limpeza, o Setor de Epidemiologia de Varginha dividiu o bairro e fará a limpeza em duas etapas. Portanto, os moradores devem aproveitar a oportunidade para limpar as casas, quintais e terrenos e se desfazer de tudo que é inservível como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, objetos que possam acumular água, dentre outros. Não serão recolhidos restos de construção e nem galhos de árvores. Atenção, tudo deve ser deixado na calçada, quarta-feira, no máximo até às 7h30, pois os caminhões da coleta só passam nas ruas uma única vez.

Haverá panfletagem no Sion com todas as orientações nos dois dias que antecedem o Mutirão, ou seja, na segunda e na terça-feira.

População

A população também pode ajudar no combate ao mosquito com denúncias de casos que comprometam a saúde pública. Basta ligar para o Setor de Vigilância Ambiental (3690-2230) ou para a Guarda Civil Muniicipal (153) e ainda enviar e-mail para denguedenuncias@varginha.mg.gov.br.

Prefeitura encheu 5 caminhões de lixo que pessoas jogaram nos fundos do Treviso

Nesta quarta-feira (16) cinco caminhões de lixo, entulhos, restos de construção, móveis foram recolhidos no bairro Treviso, e nesta quinta-feira (17), outras duas caminhonetes voltaram ao local para terminar a limpeza.

Outro exemplo da inconsequência de algumas pessoas é o novo trecho que liga os fundos da Plascar à Avenida do Contorno, onde a Prefeitura também coletou grande quantidade de lixo, pneus e outros materiais.

“A Prefeitura trabalha em prol do meio ambiente e prima pela saúde pública, sendo a cidade uma das poucas de todo o país que possui aterro sanitário, implantou a coleta de lixo, tem dezenas de agentes que visitam os imóveis dentre tantas outras ações para que não o município não tenha casos de dengue. Vale lembrar que trata-se de uma doença “sem fronteiras”, ou seja, todos tem que ter o máxima de cuidado”, disse em nota, a Prefeitura.

Fonte e fotos: Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *