• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Volta às aulas pode ser mais tranquila com organização e diálogo

Definição de horários, organização de materiais e diálogo podem ser chaves para um ano letivo de produtividade.

Redação CSul / Foto: Franciele Brígida/Imagem Ilustrativa

A volta às aulas está se aproximando e com ela podem surgir desafios. Muitas crianças se sentem inseguras e assustadas com a retomada dos estudos, e com a nova etapa surgem novos professores, colegas de classe e matérias.

Segundo Mayra Aparecida Brígida, aluna do 10° período do curso de Psicologia pelo Grupo Unis, é importante que os pais e responsáveis cultivem uma relação transparente com os filhos; “quando as crianças falam sobre o que tem medo, elas podem entender o medo, perceber que sentir isso é normal e os pais podem orientar sobre como agir”, disse.

A estudante ainda afirma que os responsáveis devem estar abertos ao diálogo, “os pais são a rede de apoio da criança, e quando existe essa troca, os responsáveis tornam-se facilitadores do enfrentamento do medo”.

Mayra finaliza dizendo que, através de conversas, a ansiedade e o estresse diminuem.

O CSul lista outras medidas essenciais para um retorno tranquilo. Confira:

Organização

É importante que os pais e responsáveis se organizem para fornecer maior tranquilidade. Uma das principais medidas para garantir um retorno tranquilo é a definição de horários para dormir. O descanso pode ajudar na concentração e absorção de conteúdo.

Além do horário, que deve ser ministrado alguns dias antes do retorno, é importante que os pais e responsáveis organizem todo o material escolar. Uma dica para quem quer economizar, é limpar itens que já tenha em casa do ano anterior, como mochila ou estojo, para reutilizá-los. Dessa forma, é só comprar o que estiver em falta e manter os itens em ordem.

Estudos

Outra sugestão que visa garantir a boa absorção do conteúdo das aulas, é a determinação de uma rotina de estudos eficiente. Dessa forma, o aluno sabe exatamente o que e quando estudar, evitando a procrastinação, ansiedade e o estresse, especialmente em vésperas de provas.