Varginhense lança livro sobre os bastidores da Inconfidência Mineira

mario-caldonazzo-de-castro-160x160

O advogado Mario Caldonazzo de Castro lança nesta quinta-feira (7/4) o livro “AUTOS DA DEVASSA: A Inconfidência Mineira por detrás da Cortina; o Levante, Tiradentes, o Advogado e o Processo”, publicado pela Editora Juruá de Curitiba/PR. É uma obra inédita no Brasil sobre os aspectos críticos da história oficial contada por anos aos brasileiros; e a única obra que fez uma análise a fundo e documentada da vida e da atuação do advogado no processo dos inconfidentes. Estará presente o Secretário Geral da OAB/MG Gustavo Oliveira Chalfun, prefaciador da obra. O lançamento será no auditório da OAB de Varginha, aberto à população.

A obra pretende trazer a luz várias questões concernentes a Inconfidência Mineira que durante muito tempo têm sido mal contadas pela história oficial. Não obstante alguns poucos autores tenham também contestado a versão tradicional sobre o tema; jamais o fizeram de forma tão incisiva como neste livro.

Principalmente a partir do primeiro capítulo quando o autor revela o “pano de fundo” do movimento e várias questões polêmicas envolvendo suas origens e a participação de seus personagens; o leitor encontrará um texto forte, fundamentado em documentos, principalmente nos autos do processo de devassa (nome dado ao processo pelo qual passaram os inconfidentes), amparados por uma gama de notas de rodapé sustentando robustamente todas as teses apresentadas.

Com relação ao personagem principal do mais controvertido episódio de nossa história, Tiradentes, nenhuma outra obra em nossa historiografia tratou o assunto de forma tão isenta como fez este autor. Tampouco é possível encontrar em outro livro uma análise tão profunda do processo e da atuação do advogado de defesa.

O autor
MÁRIO CALDONAZZO DE CASTRO
Nascido em Varginha/MG em 18/03/1963, é um estudioso da história tanto brasileira quanto universal, há mais de 30 anos. Pós-Graduado em Direito Material e Processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas/Poços de Caldas e Direito Material e Processual Eleitoral pelo Centro Universitário Claretiano. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA. Advogado militante atua também como Delegado de Prerrogativas dos Advogados da OAB Varginha – 20ª Subseção da OAB/MG. Fluente nos idiomas inglês, alemão e espanhol.

Fonte: Blog do Madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.