Varginha tem mais uma representação no Ministério da Educação

A Rede Nacional de Articuladores é composta por nove coordenadores nacionais do Ministério da Educação (MEC) e 53 articuladores estaduais e municipais

Foto: Prefeitura de Varginha

A Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Gisele Mendes Alves, foi selecionada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) para integrar a Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (Renapeti).

A Rede Nacional de Articuladores é composta por nove coordenadores nacionais do Ministério da Educação (MEC) e 53 articuladores estaduais e municipais – sendo 26 indicados pelas secretarias estaduais de educação, um pelo Distrito Federal e 26 pela Undime, representando os municípios de cada unidade da federação.

A rede tem como objetivo assessorar tecnicamente as secretarias de educação na criação, implementação, monitoramento e avaliação de matrículas em tempo integral, sendo uma das ações do Programa de Escola em Tempo Integral (ETI) promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Gisele foi nomeada pela Portaria SEB/MEC Nº 4, de 29 de Janeiro de 2025 e nos últimos dias 11 e 12 de março, participou do 1º Seminário do Curso de Formação de Articuladores do Programa Escola Em Tempo Integral (Renapeti), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em Brasília (DF).

Como articuladora estadual, Gisele Mendes, juntamente com a representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Clareci Nunes Siqueira da Silva, terá a missão de prestar assistência técnica às secretarias municipais no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral ofertada pelo MEC em todo território mineiro, contribuindo para a formulação de planos de ação, elaboração de relatórios técnicos, acompanhamento de encontros de orientação e fortalecimento da atuação conjunta entre os entes federados.

Em Varginha, a política de educação integral e em tempo integral foi instituída pela lei 7.106 de 23/05/2023. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com o atendimento em período integral em 22 CEMEIs que atendem crianças de 0 a 3 anos, em três Escolas do Campo que atendem crianças da Pré Escola ao 5º ano e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) que atende estudantes matriculados na Escola Municipal São José e no Centro de Educação Integral de Varginha (CEIV), que atende estudantes matriculados  nas demais escolas da Rede Municipal de Ensino.

Os investimentos na Educação em Tempo Integral estão alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao cumprimento da Meta 6 da Lei nº 6.042/2015, que aprovou o Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2024 e com isso, Varginha mais uma vez se desponta no cenário nacional da educação.

Para a Secretária Municipal de Educação Juliana de Paula Mendonça, “ A participação na Renapeti reforça o compromisso do município na implementação e aprimoramento da educação em tempo integral de forma eficiente e eficaz, garantindo o direito à educação de qualidade para todos os estudantes”.

Fonte: Prefeitura de Varginha

Compartilhar:
Veja mais