Varginha recebe curso internacional e transforma a cena artística regional
Mais do que nunca, Varginha se consolida como um polo cultural dinâmico, oferecendo oportunidades que antes eram exclusivas dos grandes centros.
Foto: Divulgação
Varginha, um dos polos culturais do Sul de Minas Gerais, será palco do curso “Psicodrama: Dentro e Fora da Cena”, uma proposta inédita que promete revolucionar a formação e o aprimoramento de atores, artes terapeutas, cineastas, produtores e preparadores de elenco na região. O projeto, idealizado pela renomada artista e produtora cultural Marina Azze, que através da LPG Estadual trará o canadense Jadson Caldeira para essa imersão que combina técnicas terapêuticas, expressivas e artísticas em uma abordagem inovadora que alia crescimento pessoal e profissional dos participantes.
Com o objetivo de oferecer uma formação artística diferenciada, o curso integra técnicas de psicodrama e análise bioenergética à atuação. Essa metodologia permite que os participantes explorem seu mundo interior, resultando em interpretações mais profundas e autênticas. Além disso, proporciona um espaço de autodescoberta e crescimento pessoal, fatores essenciais para quem busca excelência no universo das artes cênicas.
A proposta também aborda uma lacuna histórica: a falta de oportunidades de capacitação artística de alto nível fora dos grandes centros urbanos. O curso trará o mestre Jadson Caldeira, um dos maiores especialistas na área, professor de artes dramáticas, do renomado Conservatório de Montreal, proporcionando aos artistas locais acesso a uma experiência única, que, tradicionalmente, estaria disponível apenas em metrópoles.
O curso terá um papel fundamental na valorização dos artistas do interior e na consolidação de Varginha como um polo de excelência artística. “Psicodrama: Dentro e Fora da Cena” será um divisor de águas para a comunidade cultural, fomentando a criação de produções mais ricas e emocionantes, além de atrair novos talentos e fortalecer os coletivos artísticos da região.
A inclusão é outro pilar da proposta: ao menos 50% das vagas serão reservadas para mulheres, negros e membros da comunidade LGBTQIA+, promovendo representatividade e diversidade nas arte-s cênicas. Cidades como Elói Mendes, Lambari, Fama, Carmo da Cachoeira e Campanha, já parceiras do Ponto de Cultura MAZ, terão prioridade no processo seletivo, ampliando o alcance do projeto. Mas o curso traz artistas do país todo para essa imersão ímpar, grandes nomes do cenário cinematográfico, vieram de outros estados e já estão na cidade para participar do curso. Como o famoso cineasta Ivann Willig que veio do RJ e o fenomenal preparador de elenco Sérgio Spnia que veio de SP aproveitar o curso. “É lindo ver pessoas tão importantes e admiráveis, virem de longe, para não só aprender com o Jadson como compartilhar suas experiências com os artistas regionais. Será aprendizagem de todos os lados. Quem diria que Varginha seria palco para um curso tão potente. Há poucos anos, esse movimento só acontecia bem longe daqui. Tenho certeza que esse curso transformará não só os alunos, como todo cenário cultural regional. E estou muito feliz, de ter sido, ferramenta de mais essa transformação. Ainda mais, gratuitamente, no ponto de cultura com todas as medidas de acessibilidade como a MAZ que nos deixa ainda mais orgulhosos” Relata Marina Azze, idealizadora desse curso.
O curso “Psicodrama: Dentro e Fora da Cena” não é apenas uma oportunidade para os artistas aprimorarem suas técnicas; é uma experiência imersiva que promove autodescoberta, inovação e crescimento. Mais do que nunca, Varginha se consolida como um polo cultural dinâmico, oferecendo oportunidades que antes eram exclusivas dos grandes centros.
Fonte: Marina Azze