Varginha recebe campanha de testagem para hepatite C
Durante o mês de julho, acontece em Varginha, o mutirão para testagem da população para Hepatite C.
Os exames são oferecidos gratuitamente toda segunda-feira, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 15h30, e entre terça e sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 15h30.
Ação é realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Policlínica Central.
A Hepatite C tem cura e os tratamentos disponíveis são eficazes e rápidos. O exame é simples, apenas uma gotinha de sangue. É uma doença silenciosa e, se não tratada, pode levar à cirrose hepática, câncer de fígado e à necessidade de transplante.
Atualmente, a Hepatite C é a principal causa de óbito entre as hepatites virais – segundo o Boletim Epidemiológico 2017, emitido pelo Departamento de Aids, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde.
É transmitida pelo contato de sangue saudável com sangue contaminado e as três principais causas prováveis são uso compartilhado de seringas contaminadas (ou qualquer objeto perfurante-cortante), transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas.
Segundo recomendações do Ministério da Saúde, devem fazer o teste:
- Todas as pessoas acima de 40 anos ou de qualquer idade que tenham se submetido a cirurgias ou transfusão de sangue há mais de 20 anos;
- Pessoas que compartilhem agulhas injetáveis e objetos cortantes; Ou tenham feito tatuagens ou colocado piercings sem material descartável;
- Ou ainda que tiveram relação sexual desprotegida (sem camisinha); e portadores do vírus HIV.
Os casos identificados serão encaminhados para unidades de tratamento. As terapias hoje disponíveis oferecem mais de 95% de cura, em cerca de 12 semanas de tratamento.
O CTA fica na Policlínica Central, 2º andar – R. Santa Catarina, s/n – Centro.