
Varginha realiza encontro de monitoramento do Plano Diretor de Regionalização
Encontro avaliou a organização dos serviços de saúde e capacidade de atendimento na Macrorregião Sul
Foto: Tânia Corrêa/SES-MG
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha promoveu, no auditório da Casa de Saúde Santa Fé, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em Três Corações, o encontro de Monitoramento do Plano Diretor de Regionalização (PDR) – 3º Quadrimestre de 2024. Participaram da atividade gestores municipais de saúde da área de abrangência da SRS, além da equipe técnica da Regional.
O objetivo do encontro foi monitorar e avaliar a organização dos serviços de saúde e a capacidade de atendimento nos municípios da região, com base nos indicadores do PDR. A análise conjunta visa subsidiar decisões estratégicas, identificar fragilidades da rede e definir prioridades de atuação.
Eficiência e reorganização da rede
Durante a reunião, foram discutidas especialidades e níveis de atenção que apresentaram baixa resolutividade ou alta demanda de atendimentos fora do território de origem. A proposta foi alinhar dados e análises técnicas à tomada de decisão dos gestores, promovendo melhorias na qualidade, acesso e organização dos serviços.
Segundo o superintendente Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, a iniciativa fortalece a governança regional e orienta o planejamento das ações de saúde.
A discussão dos dados do monitoramento da resolutividade do PDR com os municípios da Macrorregião Sul nos permite analisar o cenário assistencial, identificar fragilidades e organizar a rede de forma otimizada. Nosso objetivo é avançar na autossuficiência do território, garantindo acesso qualificado aos serviços do SUS e sustentabilidade financeira para o sistema”, destacou.
Indicadores e participação regional
Durante o evento, foram apresentados painéis de monitoramento com dados das microrregiões de Lavras, São Lourenço, Três Corações, Três Pontas, Varginha e da Macrorregião Sul. Os dados demonstraram a evolução da resolutividade em diferentes especialidades clínicas, servindo como base para o planejamento das ações regionais.
A referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SRS Varginha, Thais Andre Santos de Britto, ressaltou a importância do diálogo entre os entes gestores.
“Este monitoramento é uma oportunidade estratégica para discutirmos os principais desafios e avanços da rede com os municípios. Ao analisarmos juntos os indicadores, conseguimos identificar gargalos, propor soluções mais aderentes à realidade local e valorizar as boas práticas. Essa construção coletiva fortalece a regionalização e melhora o atendimento à população”, afirmou.
Fonte: SES-MG