Varginha é a segunda cidade mais segura para morar em Minas Gerais
A cidade aparece em segundo dentre os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes
Foto: Prefeitura de Varginha
Varginha é uma das mais seguras de Minas Gerais dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2024 de Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa da MySide que compila os dados de do Ministério da Saúde e do IBGE.
Com uma localização estratégica, a cidade fica próxima de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Conhecida pela economia cafeeira e seu Porto Seco, Varginha desempenha um papel central no escoamento da produção agrícola regional. Além disso, a cidade abriga o campus avançado da UNIFAL-MG, oferecendo oportunidades de formação para alunos de todo o país.
A taxa registrada em Varginha é 5,7 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Araxá lidera o ranking de Minas Gerais, com taxa de 3,6. Depois de Varginha, estão as cidades de Muriaé, Ituiutaba e Barbacena. Confira o ranking completo das cidades mais seguras de Minas Gerais.
No ranking geral, com todas as cidades do Brasil (abaixo de 100mil habitante), Varginha aparece na 20ª posição, sendo Valinhos (SP) considerada a cidade mais segura, com 0,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
O ranking considera apenas municípios brasileiros com 100 mil habitantes ou mais. Cidades com população inferior a esse número foram excluídas devido à maior suscetibilidade a distorções no indicador de assassinatos, o que comprometeria a precisão na identificação das cidades mais seguras para se viver.
Fonte: My Side / Com informações do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras