
Varginha anuncia nova Delegacia Especializada em Crimes Rurais
Os furtos e roubos no campo têm preocupado os produtores de Varginha e região, e essa delegacia será essencial para reforçar a segurança rural.
Foto: Redes Sociais / Vereador Dudu Ottoni
Na tarde desta quinta-feira (21/03), em Varginha, estiveram reunidos o Prefeito Leonardo Ciacci, o vereador Dudu Ottoni, além de representantes da Polícia Civil, para discutir a implantação de uma Delegacia Especializadas em Crime Rurais no município.
A criação de uma Delegacia Rural, que foi um pedido do vereador Dudu Ottoni, junto à Deputada Federal Greyce Elias, faz parte do projeto Campo Seguro, da Polícia Civil de Minas Gerais, e conta com o apoio do Sistema Faemg Senar, que acompanha e incentiva ações voltadas à proteção de produtores rurais e suas propriedades.
Com foco na repressão e prevenção de crimes como furtos e roubos de gado, produtos, insumos e maquinário agrícola, o Projeto Campo Seguro busca criar uma rede de proteção no meio rural. Os furtos e roubos no campo têm preocupado os produtores de Varginha e região, e essa delegacia será essencial para reforçar a segurança rural.
De acordo com Dudu Ottoni, ele teria levado o assunto para a Câmara Municipal de Varginha diversas vezes, entre 2023 e 2024 e, através de um vídeo divulgado em suas redes sociais, afirmou que ter realizado reuniões com a delegada Renata Resende e com a delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge, levando o pedido de instalação para a Deputada Federal Greyce Elias.
“Depois de muito trabalho e empenho, Varginha terá um Delegacia Especializada no Combate ao Crime no Campo. Os furtos e roubos no campo têm preocupado nossos produtores, e essa delegacia será essencial para reforçar a segurança rural.
Agradeço à nossa Deputada Federal Greyce Elias, que foi peça-chave nessa conquista! Seguimos trabalhando por uma Varginha mais segura para todos!” Disse o vereador através de suas redes sociais.
Delegacias rurais em Minas
A Delegacia Rural de Varginha será a 13ª em Minas Gerais, ao lado de Uberaba, Uberlândia, Frutal, São Sebastião do Paraíso, Araxá, Passos, Guaxupé, Patrocínio, Alfenas, Poços de Caldas, Três Pontas e Belo Horizonte.
A primeira Delegacia Especializada em Crimes Rurais da PCMG foi instituída em 2018, em Belo Horizonte, dentro do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri).
Essa unidade atua em todo o estado em casos em que crimes como furto, roubo, extorsão, extorsão indireta e receptação sejam praticados por organizações ou associações criminosas, e com um valor de dano patrimonial igual ou superior a cem salários mínimos.
Redação CSul, com informações de Dudu Ottoni e Sistema Faemg Senar