Unidade Básica de Saúde do bairro Imaculada é inaugurada

Na manhã de sábado (15), foi inaugurada pela Prefeitura, a Unidade Básica de Saúde do bairro Imaculada Conceição, em Varginha. A obra foi orçada em aproximadamente R$ 1 milhão, sendo R$ 450 mil da administração municipal e o restante de verba vinda do Ministério da Saúde. A obra foi construída com capacidade para atender aos 2.910 moradores do CAIC I; 2.800 pessoas do bairro Imaculada e 3.950 atendidos pelo Pró Saúde.
Segundo a Prefeitura, a unidade conta consultórios médicos, odontológicos, sala de vacina e farmácia. Ainda segundo a prefeitura, a unidade terá três equipes da saúde da família e deve atender cerca de 10 mil moradores da região.
Composta por três equipes do Programa Saúde da Família, a UBS conta com uma Carteira de Serviços da Atenção Básica onde constam todas as atividades realizadas nas unidades por faixa etária conforme protocolo Ministerial: três equipes do Programa Saúde da Família; Pediatra e Ginecologista/Obstetra; uma Equipe Núcleos Ampliado de Saúde da Família – Nasf – com Psicólogo, Fonoaudiólogo, Assistente Social e Nutricionista; Sala de Vacina, Sala de procedimentos de enfermagem; Farmácia; e uma Equipe de Saúde Bucal com três cadeiras odontológicas.

Nome escolhido

A UBS leva o nome da “Doutora Edna Baroni Alvarenga”, nascida em Taubaté-SP, filha de Gilberto Baroni e Maria Geralda Baroni,  casou-se com José Orlando de Alvarenga com quem teve o filho, Marcelo Baroni de Alvarenga, atualmente com 32 anos.

Formada em Medicina pela Universidade de Taubaté, onde fez também especialização em Saúde Pública,  foi professora junto à Divisão de Educação Fundamental do Serviço Social da Indústria – Sesi, também em sua cidade natal.

Doutora, Edna mudou para Varginha e logo ingressou no serviço público, trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde como coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica e atuou também como médica pediatra na Policlínica Dr. Vivaldo Garcia (Vila Barcelona). A homenageada atuou como membro da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, em Varginha. Devido problemas de saúde se aposentou em 02/09/2007, vindo a falecer em 30 de outubro de 2015.

Solenidade

A solenidade contou com a presença do viúvo da homenageada, Dr. José Orlando de Alvarenga, que não conteve a emoção ao falar da companheira que segundo ele tinha duas grandes qualidades: “trabalhar pelo bem dos mais necessitados e ser uma grande esposa e mãe”. “Me faltam palavras para agradecer  esta homenagem, mas em nome do prefeito Antônio Silva e de toda equipe desta unidade, manifesto minha gratidão por eternizarem o nome e a memória de minha esposa”, disse.

Em seu pronunciamento o secretário de Saúde, Mário Carvalho Terra , falou da satisfação de inaugurar a nova sede da UBS do Imaculada. “Ate então ocupávamos prédios improvisados e agora temos uam sede própria que que vai acolher de forma humanizada os moradores desta região. Mais uma conquista significativa”, disse o secretário que ressaltou que só este ano a Administração Municipal inaugurou as UBSs da Vila Mendes, Mont Serrat, Centenário e Bom Pastor, o Centro de Fisioterapia, o novo Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor e agora a UBS do Imaculada e ainda este mês será entregue a UBS do Novo Tempo e dentro de no máximo 90 dias também será inaugurada a UBS do Jardim Colonial, sem contar com a reforma do Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor. “E estamos autorizados pelo prefeito a reformar a Unidade de Saúde do Damasco, Santa Mônica e Barcelona”, completou.

Presente na solenidade o vice-prefeito Vérdi Melo falou da alegria de participar da  inauguração de “uma Unidade de Saúde deste porte e tranquilo por ver nos semblantes da equipe, a vontade de oferecer um serviço de qualidade, de atender  bem. E é este o meu desejo, de que possamos oferecer um  serviço de qualidade, que a população seja bem recebida, sempre com o apoio da nossa Administração”.

Também o presidente da Câmara, vereador Leonardo Ciacci, falando em nome dos colegas presentes, vereadores Dudu Ottoni, Zilda Silva, Joãozinho Enfermeiro, Zué do Esporte e Buiú do Ônibus, cumprimentou o Prefeito Antônio Silva e o vice Vérdi, por mais esta conquista de brindar o Imaculada com uma UBS de grande porte.

Em suas palavras o Prefeito Antônio Silva fez uma referência especial ao bairro Imaculada Conceição que faz parte da sua trajetória na política. “Tivemos a felicidade de implantar este bairro, que hoje pode ser considerado uma verdadeira cidade e agora entregamos esta UBS para servir a população do bairro e adjacências”, disse ele que ao final saudou o esposo da homenageada,  Dr. José Orlando. “Com esta homenagem registramos na história de Varginha os relevantes serviços prestados por ela a nossa cidade”.

 A solenidade contou ainda com a presença da equipe da Secretaria de Saúde, dos secretários municipais de Governo, Honorinho Ottoni, de Administração, Sérgio Kuroki Takeishi, de Educação, Rosana Carvalho, e o Ricardo Takei, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além do diretor da Guarda Civil Municipal, dr. Eduardo Silva.

Fonte: Varginha Online / Fotos: Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.