Termina segunda-feira prazo para declarar o pagamento de ITR 2024
A Receita Federal espera receber mais de 210 mil declarações de ITR no Sul de Minas
Foto: Receita Federal
Termina na próxima segunda, 30 de setembro, o prazo para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2024. Proprietários de imóveis rurais devem ficar atentos para evitar multas por atraso.
A entrega da declaração é obrigatória para qualquer pessoa, física ou jurídica, que seja dona, faça usufruto, ou tenha direitos sobre imóveis rurais, de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 2.206/2024.
Os Sindicatos de Produtores Rurais de todos o estado de Minas Gerais podem auxiliar na regularização de imóveis rurais, que estão à disposição para tirar dúvidas ou ajudar no processo de emissão e pagamento do ITR.
No Sul de Minas, a expectativa é que sejam entregues 210 mil declarações. A declaração deve ser elaborada pelo Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal. A transmissão também pode ser feita pelo Receitanet. O atraso pode gerar multas e juros. O pagamento é feito com boleto ou PIX.
Mesmo com a publicação da Lei 14.932/24, que dispensa a necessidade de apresentação do Ato Declaratório Ambiental (ADA), ainda é recomendado que imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) apresentem o número do recibo correspondente ao último ADA para o envio do DITR 2024.
Fonte: Sistema Faemg Senar