Na tarde desta terça-feira (20), o prefeito em exercício de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, se reuniu com autoridades locais para buscar soluções para o trânsito da Avenida Celina Ferreira Ottoni. No local, foram registrados nos últimos oito meses, 91 acidentes de trânsito. Trinta e quatro resultaram em pessoas com ferimentos, sendo duas vítimas fatais.
Para Vérdi, “a reunião teve como finalidade ouvir as autoridades ligadas à Segurança Pública, para juntos, encontrarmos uma solução para este problema que aflige a comunidade local”, ressaltou.
Participaram da reunião os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara de Varginha, Dudu Ottoni; os secretários municipais de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior; de Obras, Luiz Roberto Pinto e de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira.
Para Dudu Ottoni, “foi muito importante essa reunião, visto que já foram registrados diversos acidentes no local. É necessário que o Poder Público tome alguma iniciativa para impedir que mais pessoas morram naquela avenida”, ressaltou o presidente da Câmara.

Durante a reunião, foi deliberado que serão promovidas em parceria com os diversos órgãos, campanhas sobre trânsito, com blitzes e instalação de placas educativas em pontos estratégicos da avenida, que passará por melhorias na sinalização horizontal e vertical.
Ainda de acordo com Dudu Ottoni, “o pedido para colocar redutores na descida é sempre feito pelos vereadores da Câmara, mas nos foi informado que por causa do declive no local seria contra as regras do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), mesmo assim o Jurídico da Prefeitura vai trabalhar para tentar encontrar uma solução dentro da legislação. Também nos foi informado que o Executivo realizará estudos para analisar a viabilidade de instalar radares na localidade”, disse.
Segundo o diretor do Demutran, Eduardo Sepinni, entre as iniciativas a serem implantadas, será solicitado à Procuradoria Geraldo Município (PGM), parecer sobre a Resolução 600 do CONTRAN, para avaliar a possibilidade de implantação de redutores de velocidade na Celina Ottoni, sentido Receita Estadual / Centenário. Também serão realizados estudos de viabilidade técnica da implantação pelo município, por meio de licitação de radares naquela via.
Outra mudança a ser implementada será a preferência para quem estiver circulando a rotatória da avenida, a exemplo do que foi feito na Avenida do Contorno.
“Estamos focados nas melhorias no trânsito e em toda a cidade realizaremos melhorias na sinalização horizontal e vertical a fim de minimizarmos acidentes”, finalizou Vérdi.
Um dado importante apontado pela Polícia Militar durante a reunião foi que a maior parte dos acidentes tem como origem a imprudência no trânsito.
Acidentes
Na manhã da última segunda-feira (19), dois acidentes com motos deixaram o trânsito lento na Avenida Celina Ferreira Ottoni. Segundo informações da Polícia Militar, o primeiro aconteceu às 7h35, quando a vítima, uma mulher de 24 anos, passou mal e caiu da moto. Ela foi socorrida e encaminhada pelo SAMU para o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor. O segundo acidente teria acontecido em seguida, mas a PM informou não ter o registro. A polícia controlou o trânsito até que a situação fosse normalizada.
No último dia 14 de agosto, o sargento reformado do Corpo de Bombeiros, José dos Santos, de 52 anos, morreu em um acidente no mesmo trecho.
Motoristas e motociclistas reclamam que a pista fica escorregadia em alguns momentos do dia, sendo registrado derramamento de óleo no local. Além disso, vários motoristas não respeitam as sinalizações e acabam causando mais acidentes.



Foto destaque: Câmara Municipal de Varginha