Sistema Faemg Senar em Varginha conquista mais de 30 medalhas no Prêmio Queijo Brasil
A edição contou com 1542 queijos artesanais de 20 estados brasileiros, representando mais de 265 cidades.
Foto: Sistema Faemg Senar
Os produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, do Sistema Faemg Senar, foram destaque na 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil, um dos mais renomados concursos de queijos do país. Das 363 medalhas conquistadas por Minas Gerais, 124 foram obtidas por produtores rurais acompanhados pelo Programa, de diversas regiões do estado. Entre esses premiados, 62 ainda estão recebendo os atendimentos do ATeG, enquanto outros 62 já finalizaram.
A edição contou com 1542 queijos artesanais de 20 estados brasileiros, representando mais de 265 cidades. Comparado à edição de 2023, que contou com 1045 amostras, houve um crescimento de cerca de 50%, evidenciando a crescente importância e reconhecimento do queijo artesanal brasileiro.
Mais de 30 medalhas para a Regional de Varginha
A área do escritório regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Sul do estado, vem se destacando na produção de queijos artesanais de alta qualidade. O tradicional Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, produzido na região, tem ganhado reconhecimento e prestígio em competições nacionais. Os produtores atendidos pelo ATeG, com o apoio do Sindicato Rural local, levaram 31 medalhas, sendo 27 para o município de Itamonte e quatro para São Lourenço.
A produtora Mirela Costa Tomaz, que pensou em desistir das atividades antes de iniciar os atendimentos no ATeG, em 2022, é um exemplo de superação. Sem nunca ter ganhado prêmios em concursos, ela começou no Programa sem muitas esperanças. No entanto, com o apoio do ATeG, em apenas dois anos, ela já conquistou sete medalhas.
Este ano, ela é uma das produtoras premiadas no Prêmio Queijo Brasil, onde levou quatro medalhas. Três delas foram de prata: “Queijo Artesanal Mantiqueira De Minas Kaíros” e “Queijo Artesanal Kaíros Mantiqueira De Minas Pau Brasil”, ambos na categoria Queijo Tradicional, e “Mantiqueira de Minas Flor da Serra”, na categoria Queijo Artesanal de Leite Cru. Além disso, seu “Queijo Artesanal Kairós Paineira” recebeu a medalha de bronze na categoria Queijo Artesanal de Leite Pasteurizado. “Quando o Programa começou, eu estava decidida a desistir de produzir queijos. Lembro que a técnica chegava na propriedade, todos os meses, e eu falava que não queria seguir. Ela sempre respondia: ‘você não vai desistir, eu vou te ajudar. Estou aqui com vocês’. Tivemos as nossas vidas transformadas”, disse Mirela.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, as medalhas mostram que o apoio técnico do Programa pode transformar os negócios rurais. “Estamos colhendo excelentes resultados. Graças ao aprimoramento profissional dos nossos produtores, estamos vendo um reflexo direto nas ótimas premiações que eles estão conquistando em concursos de qualidade, como, por exemplo, no Prêmio Queijo Brasil”, explicou.
As técnicas de campo, Thaís Antunes e Júlia Caroline Bernardes, relatam que as premiações representam a consolidação do ATeG. “Poder levar os produtores à participação de concursos e vê-los receber tantas medalhas e premiações é a confirmação do sucesso do trabalho realizado”, relatou Thaís.
Fonte: Sistema Faemg Senar