• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Secretaria Municipal de Educação realiza formação para profissionais em Varginha

“A escolha de materiais e objetos para contextos na Educação Infantil – A pesquisa do adulto” foi o título atribuído ao último encontro do ano.

“A escolha de materiais e objetos para contextos na Educação Infantil – A pesquisa do adulto” foi o título atribuído ao último encontro do ano entre as coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação de Varginha, Erika Aparecida Trombini Souza e Nereida Ivone de Paiva Teixeira Alvarenga, e as palestrantes da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho: Aparecida de Fátima Bosco Benevenuto e Fernanda Dodi.

As equipes de Educação Infantil da Rede Municipal participaram on-line da transmissão, que ocorreu no dia 25 de novembro, às 19h, diretamente pelo canal SeducFlix, hospedado no Youtube.

Com a temática voltada à “Criança e suas Linguagens”, sendo o foco a abordagem em Reggio Emília. As professoras Fernanda Doddi e Aparecida Bosco apresentaram seus trabalhos com a educação infantil da fundação, localizada na cidade de Jundiaí, SP.

As palestrantes discorreram sobre a concepção de infância e imagem de criança, o papel do professor e o contexto de aprendizagem utilizando demonstração de ateliês através dos projetos desenvolvidos. Dentre as falas, Fernanda Dodi ressaltou e citou a importância do embasamento nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na qual salienta a importância da “construção da identidade pessoal, sentimento de autoestima, autonomia, confiança em suas possibilidades e pertencimento a determinados grupos” trabalhando de forma integrada com os campos de experiências e atenção na formação infantil.

Além do mais, apresentaram exemplificações de experiências com os ateliês nas instituições e responderam aos questionamentos das coordenadoras da SEDUC.

Ao finalizar, a coordenadora Erika Trombini , em nome da Secretaria Municipal de Educação, agradece e parabeniza Fernanda e Aparecida, concluindo com o pensamento: “Repartir o que sabe é somar com os outros que estão a aprender”.

Fonte e foto: Ascom Prefeitura de Varginha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.