Secretaria de Educação firma parcerias para o ano letivo

Toda educação integral defende o pleno desenvolvimento escolar e uma visão multidimensional dos educandos. Para isso, é importante fazer parcerias, dentre as quais se destacam as que se estabelecem entre órgãos públicos, organizações da sociedade civil, de segurança pública, escolas e associações.

Estabelecer parcerias entre as organizações e as escolas exige ter clareza desses diferentes papéis e, assim, identificar as potencialidades que surgem quando ambas trabalham de forma articulada, visando a um objetivo comum.

Tendo em vista o pleno desenvolvimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Varginha, a Secretaria Municipal de Educação – SEDUC , procura reconhecer, dar visibilidade e estimular vínculos entre as diversas organizações da sociedade e escolas públicas, estabelecendo parcerias para aplicação de intervenções socioeducativas que contribuam para a evolução educacional das crianças, adolescentes e jovens, presentes nas instituições escolares do município, e que apresentem condições de vulnerabilidade social, promovendo assim, ações preventivas que atingirão não só estes alunos, como também suas famílias e demais integrantes das comunidades escolares.

Neste início de 2018, muitos parceiros já apresentaram seus projetos, que estão sendo analisados para serem articulados junto às escolas da rede municipal. Quando as escolas reconhecem as potencialidades das organizações do entorno, a iniciativa da parceira pode partir da direção, da coordenadoria pedagógica e até de algum professor. Tais parcerias envolvem um compartilhamento profundo de objetivos e expectativas de resultados.

Abrir os portões da escola à sociedade local, tornando-a um ponto de referência onde as pessoas possam discutir temas de seu interesse é um bom início para aproximar os diversos sujeitos à escola e, assim, promover um processo integral da educação.

É necessário um esforço constante e verdadeira abertura ao diálogo de todos os envolvidos, pois a intenção desse processo é construir “pontes” para efetivar mudanças concretas e de curto prazo no processo educativo – da formação dos estudantes às mudanças estruturais na própria comunidade.

Parcerias em andamento

  1. SEBRAE – (Educação Empreendedora/Educação Cooperativa);
    Polícia Militar/MG – Guardião Escolar (Ronda e Monitoramento das escolas);
    2. OAB/MG – Direito na Escola – Assessoria Jurídica Familiar (Programa Interação Escola-Família);
    3. Policia Militar/MG – Progea (Programa de Educação Ambiental);
    4. Corpo de Bombeiros – PBE (Programa Bombeiros nas Escolas);
    5. Guarda Civil Ambiental – Agenda 21;
    6. COPASA – Programa CHUÁ/Programa CULTIVANDO ÁGUA BOA;
    7. Secretaria Municipal de Saúde – PSE (Programa Saúde na Escola);
    8. Projeto Dentista do Bem;
    9. Café com Tudo – Princesinha do Café e Concurso de Produção nas Escolas;
    10. Parcerias com Universidades (Particulares/Federais);
    11. Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (CRÁS, CREAS, etc);
    12. Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Educação Ambiental);
    13. Secretaria Municipal de Indústria e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.