
Saúde de Varginha recebe capacitação da Força Estadual do SUS
Foto: SES-MG
A macrorregião de Saúde Sul de Minas Gerais recebe, nos dias 18 e 19 de março, a Oficina Macrorregional de Arboviroses, projeto guiado pela equipe da Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS/MG) e promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A macro é composta pelos 50 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) e o evento visa preparar a rede assistencial do território para o manejo clínico adequado das arboviroses.
Tendo como público-alvo os profissionais da assistência – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem -, a capacitação foi dividida por turno e microrregiões de saúde para melhor aproveitamento dos participantes, recebendo no primeiro dia, profissionais dos municípios pertencentes às micros Três Pontas, Varginha e São Lourenço, e, no dia 19, as microrregiões de Lavras e Três Corações. Na condução dos grupos de trabalho estiveram o médico infectologista Luiz Carlos Coelho e o enfermeiro Thiago Martins, ambos membros da Força Estadual do SUS.
A assessora da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, que integrou a equipe realizadora do evento, enfatizou a importância de se possuir profissionais preparados para os desafios que a sazonalidade pode demandar. “As arboviroses vêm demonstrando um cenário que merece um olhar cuidadoso da nossa parte, profissionais da saúde. Por isso é um alento ver esta sala cheia de pessoas que estão interessadas em executar e a qualificar o trabalho que chega na ponta, no cidadão”.
Luiz Carlos Coelho, médico membro da Força Estadual do SUS, destacou o novo formato do evento, que foi pensado de modo a atrair os participantes para mais perto da prática. “Temos muitos importantes eventos nos quais discutimos conceitos teóricos, mas, nessa oportunidade, o momento pede esta nova formatação, de termos em mãos estudos de casos para que possamos aplicar à realidade em que trabalhamos”, afirmou.
A Força Estadual do SUS
Em Minas Gerais a Força Estadual do SUS é composta por sete médicos e cinco enfermeiros, que tem como finalidade potencializar a atuação da Vigilância em Saúde Estadual, em cooperação com os municípios, em situações de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados. A equipe trabalha de modo com que não haja desassistência à população nas situações de emergência identificada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ou decreto de situação de emergência ou calamidade pública em municípios, mediante análise da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG. A equipe que forma a Força Estadual foi composta a partir da Resolução SES-MG n 9994, de 17 de fevereiro de 2025.
Fonte: SES-MG