
Saúde de Varginha participa de conferências de saúde em Itanhandu
Importantes propostas foram debatidas e aprovadas, na ocasião, com a participação de autoridades, profissionais de saúde, usuários e comunidade em geral.
Foto: SMS Itanhandu
As Conferências Municipais no território da microrregião de Saúde Sul estão em andamento. No dia 9/4, foi a vez do município de Itanhandu realizar a 8ª Conferência Municipal de Saúde e a 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – etapa municipal. Importantes propostas foram debatidas e aprovadas, na ocasião, com a participação de autoridades, profissionais de saúde, usuários e comunidade em geral.
O superintendente Luiz Paulo Riceputi representou a Regional de Saúde de Varginha e trouxe, por meio de sua abordagem, reflexões sobre a importância das conferências municipais, o papel do controle social e os caminhos que podem ser percorridos para o fortalecimento da saúde nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
“Participar deste momento nos proporciona a oportunidade de reforçar a importância da democracia direta, participativa, bem como da relevância da presença do controle social nos espaços institucionalizados de diálogo entre sociedade e Poder Público, a exemplo das Conferências Municipais de Saúde”, ressaltou Luiz Paulo.
Na oportunidade, o superintendente abordou, ainda, a organização do SUS em regiões de saúde, a fim de garantir a integralidade assistencial por meio das redes de atenção à saúde, com itinerário terapêutico bem definido, destacando-se as redes temáticas prioritárias do Sistema.
As propostas acolhidas na Conferência agora seguirão para a etapa estadual, onde serão novamente apreciadas e poderão contribuir com a formulação de políticas públicas em nível mais amplo. Na oportunidade, também foi realizada a eleição dos delegados que irão representar Itanhandu na Conferência Estadual de Saúde. Para o gestor de saúde do município, Tiago Martins, “são pessoas que assumem a responsabilidade de levar a voz do município, defendendo as ideias construídas de forma coletiva e democrática”.
O gestor de saúde ainda ressaltou a importância de encontros como a conferência. “É um momento relevante para o fortalecimento da saúde em nosso município. Tivemos aqui um espaço essencial para ouvir nossa população, promover o diálogo e valorizar a participação social, que é um pilar fundamental para a construção de um SUS mais justo e acessível. A participação da comunidade demonstrou o comprometimento de nossa população com a melhoria contínua da saúde pública”, frisou.
Fonte: SES-MG