• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura retirará lixeiras na Praça São Charbel

Administração municipal oferece acolhimento às pessoas em situação de rua no Centro POP.

Fonte: Prefeitura de Varginha / Foto: Prefeitura de Varginha

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varginha (SEMEA), informa a retirada das lixeiras da Praça São Charbel.

A decisão foi tomada após reunião com moradores e comerciantes daquela região, realizada na sede da 55ª Cia de Polícia Militar, que contou com a presença do prefeito Vérdi Melo e participaram o Secretário de Obras William Gregório, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, E o comandante da guarda Municipal Gerson Alves da Trindade.

Na oportunidade, dentre outros assuntos debatidos com comerciantes e moradores do entorno da Praça, foi decidido que as lixeiras seriam retiradas e a praça será revitalizada.

O tenente da Polícia Militar recolheu assinaturas dos moradores e comerciantes para manifestar sobre a concordância da retirada das lixeiras e com o comprometimento de todos em colocar lixo nos dias e horários da coleta, os quais serão colocados em frente as residencias e comércios.

Assim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com a colaboração de todos.

Toda atitude que visa melhorar o meio ambiente e conceder melhores condições para nossa população, será sempre prioridade, acrescentou Rodrigo -Supervisor da Coleta Municipal.

Prefeitura participa de reunião sobre a Pça. São Charbel

A Prefeitura de Varginha está atenta à população de rua, uma situação crescente que preocupa os administradores públicos das cidades. A afirmação é do prefeito Vérdi Melo que participou de reunião na 55ª Companhia da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (17), com representantes da prefeitura e moradores do entorno da Praça São Charbel.

A administração municipal oferece acolhimento às pessoas em situação de rua no Centro POP, local com infraestrutura completa para banho, alimentação e pernoite, inclusive com suporte total para receber também os cachorros que acompanham seus tutores que estão nestas condições.

“Esse atendimento é diário, com ronda todos os dias, mas infelizmente muitos moradores em situação de rua não querem esse auxílio e preferem ficar na rua fazendo pedidos às demais pessoas”, explica o prefeito.

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), Manoel Magalhães orienta à população a não dar dinheiro ou fazer qualquer outro tipo de doação.

“Recebemos reclamações de moradores em situação de rua que ficam em pontos estratégicos, perto de padarias ou supermercados, por exemplo, e eles só ficam nesses locais porque tem pessoas que dão o que eles pedem; se as pessoas não derem, eles não ficam naquela região”, revela Manoel. Ele orienta às pessoas para fazer doações para as entidades aptas a atenderem esse público.

“Quem quer ajudar essas pessoas, não deve incentiva-las a ficar pedindo e sim devem negar a doação para que esse público busque auxilio nas entidades especializadas”, conclui o secretário de Desenvolvimento Social.

Esse público também conta com projetos da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS. “Oferecemos assistência pelo Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPS AD”, enfatiza Vérdi.

Na reunião, também foi abordada a questão da segurança na Praça São Charbel. O prefeito anunciou que a Guarda Civil Municipal passará a contar com 42 novos agentes que serão nomeados.

“Também já determinei a aquisição de dois traillers para fazer um trabalho itinerante no sentido de orientar e atrair esse público para os canais de atendimentos que a Prefeitura oferece gratuitamente. Vamos implantar um trabalho itinerante por toda a cidade, justamente para tentar disseminar esses grupos que ficam em pontos estratégicos em parceria com todos os nossos equipamentos, por meio da Guarda, Sehad, Sosub, Semus e outros que se fizerem necessários”, adianta Vérdi que também avaliou que Varginha tem recebido muitas pessoas de fora nessas condições de situação de rua.

O prefeito encerrou afirmando que a Prefeitura está atenta a essa realidade e acompanha de perto oferecendo o devido auxílio.

Também participaram da reunião pela Prefeitura de Varginha, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos Willian Gregório Grande, o comandante da Guarda Civil Municipal Gerson da Trindade, os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Fernanda Modesto e Rodrigo Lima Ferreira.