• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura de Varginha realiza estudos para Dossiê Registro do “Caso ET de Varginha” como Patrimônio Cultural Imaterial

A cidade de Varginha se organizou nesses mais de 20 anos e moldou o discurso como a “cidade do ET”.

Foto: Prefeitura de Varginha

Em março de 2023, o Conselho do Patrimônio Cultural de Varginha acolheu pedidos da sociedade local para abertura de estudos para embasar Dossiê de Registro municipal referente ao “Caso ET de Varginha”.
O “Caso Varginha”, como ficaram conhecidos os episódios ocorridos em janeiro de 1996 envolvendo avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) e possíveis seres não humanos misteriosos, fez com que a cidade de Varginha se tornasse conhecida mundialmente como a “cidade do ET”.

A partir desses episódios relatados por parte da população local e de estudos ufológicos desencadeados desde então, amplamente difundidos pela mídia nacional e internacional, a cidade de Varginha se organizou nesses mais de 20 anos e moldou o discurso como a “cidade do ET”.

Diversas ações foram feitas no sentido da construção dessa imagem, tais como a projeção de bens arquitetônicos e mobiliários urbanos que fazem alusão direta à representação do que se imagina ser uma criatura extraterrestre e de objetos voadores não identificados, como popularmente são conhecidos os “discos voadores”.

Recentemente, o cineasta norte-americano James Fox lançou o documentário “Moment of Contact” (ou “Momento do Contato – O Caso Varginha”) em que demonstra que a história continua viva, fomentando discussões e novos relatos e interesse até os dias atuais, mantendo a memória dos fatos ocorridos em 1996.

É nesse contexto da forte identidade criada no município de Varginha relacionada à história do ET e de OVNIs que o Registro se insere.

O Registro como Patrimônio Imaterial local vai possibilitar ações de salvaguarda com foco na educação patrimonial direcionada para estudos da astronomia, conhecimentos espaciais e da ufologia.

“O caso do ET tornou nossa cidade mundialmente conhecida. Hoje recebemos a visita de turistas de toda parte, estudiosos do caso propagam o incidente de Varginha e cabe a nós, gestores públicos, zelar por este visitante ilustre que escolheu nossa cidade para se aportar”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Fonte: Prefeitura de Varginha