• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura de Varginha entrega duas novas Unidades Básicas de Saúde

Cumprindo mais um  compromisso de governo, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou neste final de semana, sábado, 17, duas novas Unidades Básicas de Saúde,  do Bom Pastor e do Mont Serrat.

As solenidades contaram com as presenças do prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Vérdi Melo, de secretários municipais, vereadores, servidores da saúde e representantes de classe.

Em seu pronunciamento o prefeito Antônio Silva falou da alegria de entregar estas obras para a população de Varginha. “Inauguramos recentemente as UBSs do Centenário e da Vila Mendes, entregamos a obra de reforma e reestruturação do Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor, e hoje temos a felicidade de inauguramos estas duas obras, cada uma com sua característica, mas ambas em perfeitas condições de atenderem os anseios da população”, ressaltou o prefeito.

Complementando a fala do prefeito, o vice Vérdi Melo relembrou as  inaugurações em Varginha como da UBS do Centenário, o Centro de Fisioterapia em anexo à Semel, a UBS o Monte Serrat há pouco e o momento é de reflexão e comparação. Enquanto assistimos hospitais e policlínicas em estado de calamidade alunos sem escolas, percebemos que nossa cidade é abençoada, pois nossas escolas foram todas reformadas e temos outras em construção, as policlínicas estão funcionando, nossos hospitais também; isso quer dizer que a política depende muito da gestão pública e não de politicagem; e o prefeito Antônio Silva tem mostrado perfeitamente como fazer essa gestão, mesmo com a situação nacional difícil”.

Finalizando o Secretário Mário de Carvalho Terra enfatizou o propósito da Secretaria Municipal de Saúde de priorizar a atenção básica para evitar casos mais complexos. “Sabemos onde estamos pisando e nosso objetivo é sempre melhorar”.

UBS Mont Serrat

Orçada em R$ 600 mil com moderna infraestrutura, a UBS “Cirurgiã Dentista Kátia Diogo Esteves” é de porte 1, para uma equipe do Programa Saúde da Família.  A obra foi construída na Rua Nelson Freitas, para  atender  aos 3.200 moradores do bairro Mont Serrat.

A UBS leva o nome da cirurgiã dentista Kátia Diogo Esteves, filha de Orozimbo Bastos Esteves e Terezinha Diogo Esteves, nascida em três de julho de 1955 na cidade de Alfenas, onde passou sua infância e juventude e onde   tendo concluído o curso em 1979.

Quando se graduou Kátia foi trabalhar em Itajubá, exercendo sua profissão com muito empenho, onde consolidou sua carreira e teve duas filhas, Kariny (1985) e Krisleiny (1988).

Em 1988 mudou-se para Varginha ingressando no serviço público municipal como dentista atuando em diversos setores e instituições.

Kátia faleceu em 30 de setembro de 2011, aos 56 anos de idade, deixando um grande vazio ao redor de todos que conviviam com sua alegria.

A solenidade de inauguração contou com a presença de familiares de Kátia, suas filhas, irmã, amigas e seu pai Orozimbo Bastos Esteves, que não se conteve com a emoção. “Nunca imaginei que aos 90 anos de idade fosse vivenciar um momento tão importante como este, onde o nome de minha querida filha é perpetuado na história de Varginha”.

 UBS Bom Pastor

Orçada em R$1.400.000,00, a nova sede da UBS do bairro Bom Pastor, foi construída na Rua José Teixeira de Resende, parque Boa Vista.

De porte III, com capacidade para comportar três equipes do Programa Saúde da Família, foi projetada para atender moradores dos bairros Bom Pastor, Boa Vista, Bela Vista, Centro, Vila Santa Cruz, Vista Alegre, Bouganville, Parque das Palmeiras, Belo Horizonte, Vila Pinto I e II.

A UBS faz uma homenagem ao médico Dr. José Marcos Xavier de Resende, filho do Coronel Antônio Justiniano de Resende Xavier, médico–farmacêutico e de Anna Jacinta de Resende, pai do médico Cardiologista, Dr. José  Marcos de Oliveira Resende, conhecido como Dr. José Marquinho, já falecido, e avô do cardiologista Dr. Carlos Alberto Resende, que participou da solenidade e agradeceu a administração municipal pela recordação.

Fonte e Fotos: ASSCOM Varginha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.