
Política e muito mais…: por Marcelo Nascimento
Os textos e opiniões desta coluna, são de inteira responsabilidade do colunista e não refletem a opinião deste veículo
Correio do Sul, 80 anos

Nosso honroso e admirável jornal, este ano completa 80 anos de existência. A sua inauguração foi um mês antes de terminar a 2º Guerra Mundial, em 14 de julho de 1945. De lá para os dias atuais, o Correio do Sul foi sem dúvidas nenhuma a maior testemunha ocular da história de Varginha e registrou em suas páginas, grande parte da história de nossa amada cidade. Foi o Correio do Sul o primeiro órgão de imprensa no mundo a dar a noticia de uma suposta aparição do ET de Varginha e ai toda a história começou. Como não lembrar das noticias das politicas, o colunismo social, a inesquecível coluna cultural do Zanoto “Diversos Caminhos”, como não lembrar dos memoráveis que se foram como: Targino Valias, Mirene Alves, Vanda Resende, BOB III (Nene Palmiere), José de Sousa Pinto e muitos outros. Como não falar do grande Mariano Tarciso Campos, que por muitos anos presidiu o jornal e depois por mais de quarenta anos o seu filho, Antônio Carlos Medes Campos (Toninho Campos) presidiu e elevou a qualidade do jornal. E continuando, hoje nas mãos da família Campos, é dirigido por Guilherme Paiva Campos. Em tempos de quase tudo virtual o Correio do Sul é a demonstração da resiliência das mudanças do tempo. Varias atividades estão sendo programadas para marcar está data, e em 14 de julho, uma Santa Missa será um dos marcos para agradecer a este bom informador, com seus 80 anos de caminhada. A vereadora Zilda já reservou uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Varginha para celebrar a data.
Varginha 230 Anos de História
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/C/j/XGJrLOQ6uQOFLbBxvKFQ/1.png)
Não é só o Correio do Sul que está em festa comemorando aniversário, Varginha, nossa amada Princesa do Sul, completa 230 anos de história a partir do primeiro documento que registra a existencia de uma pequena capela, com o nome de Espirito Santo das Catanduvas, constando um batizado, provavelmente de pessoa escravizada. A data é 1795, o inicio deste marco histórico, lembrando que em 1806 ocorreu a fundação oficial de nossa cidade, através do Curato Espirito Santo das Catanduvas, conforme documentos achados em livro de tombo perdido e encontra do por este colunista e cuja celebração festiva ocorreu as comemorações do bicentenário de Varginha em 2007, com o então Prefeito Mauro Teixeira e o Presidente da Câmara de Varginha na época, Verdi Lúcio Melo. A História é uma ciência aberta que deve ser acompanhada e lembrada com um olhar peculiar e todo especial. Aqui falamos de 230 anos de história a partir de um documento oficial e estamos quase chegando a 220 anos da fundação do curato que veio dar o nascimento de nossa cidade em 1806. Celebrar estas datas e dar oportunidades dos varginhenses de conhecer a história e uma obrigação do poder público de se ater a importância destas festividades, mas será que isto acontece? Feliz a cidade que tem um bom historiador para lembrar a sua origem e suas histórias. O Instituto Luso-Italo Brasileiro de História, Ecologia e Cultura já está programando reuniões e parcerias com as paroquias do Rosário que celebra 180 anos da construção de sua primeira igreja em 1845, e com a Matriz do Espirito Santo que neste ano completa 175 anos de paroquia fundada em 1850, para as comemorações destas importantes datas.
Fotos de Varginha
A partir da semana que vem, a coluna passa publicar uma serie de fotos antigas de Varginha e contar a histórias dos patrimônios de nossa cidade e seus valores históricos. Há muito o que destacar, pois a história de Varginha é linda e cheia de acontecimentos grandiosos. Apimentado…
Câmara visita empresas
Câmara de Varginha visita empresas, voltou com a suas visitas nas empresas de nossa cidade. O primeiro foi o Unis-Centro Universitário, aliás naquela visita os vereadores receberam a boa noticia que cada um deles ganharia o direito de dar uma bolsa de estudos para um privilegiado, parceria da instituição com a câmara. Que o abençoado por essa unção da educação
aproveite bem este presentaço e para quem está lendo e acha que tem uma oportunidade por causa da noticia, nem precisa correr atras de nenhum deles, porque cada vereador para dar aos seus abençoados as bolsas de estudos, foi uma verdadeira “escolha de Sofia”.
Cine Rio Branco
O prefeito Leonardo Ciacci falou a este colunista que o Cine Rio Branco está aguardando a autorização do Ipha para derrubar a marquise e construi-la novamente. Todo o dinheiro da reforma do nosso grande patrimônio está na conta e só aguardando as aprovações para começar grande reforma
Theatro Capitólio
Falando em patrimônio, o Theatro Capitólio está em sua programação de fechar por quatro meses para una breve reforma e a colocação do ar condicionado, previsto para junho. Diz o prefeito que quer fazer o mais rápido a instalação dos novos equipamentos para o teatro não ficar por quatro meses fechado. O majestoso Theatro Capitólio tem uma acústica perfeita e os técnicos tem que se ater a isso para não prejudicar com as novas estruturas essa perfeição da grande casa maior da nossa cultura.
Vereador Alexandre Prado
O vereador Alexandre Prado, que esteve em Brasilia no últi mo final de semana, aproveitou para fazer visitas nos gabimetes de alguns deputados, entre eles o Deputado Rafael Simões e Greyce Elias. Contato é tudo no mundo da politica e o vereador está mostrando para que veio