• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Núcleo de Apoio Fiscal inicia atendimentos previdenciários na UNIFAL Varginha

Em parceria com a Receita Federal e o INSS, o NAF contribuirá para o acesso e a garantia de direito previdenciário de forma gratuita a pessoas de baixa renda

Foto: UNIFAL-MG

Os atendimentos previdenciários do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG tiveram início no mês de junho, no dia 18/06, com prestação de serviços como orientação e informações sobre aposentadorias e benefícios concedidos pela Previdência Social, e serviços sem senha do “Meu INSS”, a exemplo de emissão de guias, consulta ao calendário de pagamentos, agendamento de serviços, dentre outros. O NAF Previdência é uma ação do campus Varginha em parceria com a Receita Federal e com a Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social em Varginha (INSS).

Coordenado pelos professores Wesllay Carlos Ribeiro e Larissa Gonçalves Souza, o núcleo tem como proposta oferecer qualificação, educação previdenciária e apoio para o acesso e a garantia de direito previdenciário de forma gratuita para pessoas de baixa renda. Além do atendimento presencial, o NAF da UNIFAL-MG irá oferecer ações específicas de educação previdenciária voltadas às escolas, às mulheres em situação de vulnerabilidade social e universitários. De acordo com a coordenação do núcleo, uma das iniciativas será a produção de podcasts sobre educação previdenciária. “Esperamos que na sua atuação possamos proporcionar acesso e educação previdenciária às pessoas e a sociedade contribuindo para a consolidação de direitos e com a inserção cidadã.”, afirmou o professor Wesllay.

A Profa. Larissa acredita que a parceria com a Receita Federal e o INSS também possibilitará que o curso de Ciências Atuariais da UNIFAL-MG desempenhe um papel importante de levar conhecimento previdenciário de forma clara e acessível à sociedade. “A população atendida se beneficiará com atendimento presencial, online, gratuito e de qualidade, podendo obter esclarecimentos sobre seus direitos previdenciários. Para os discentes, a participação contribuirá para promover seu engajamento social e o desenvolvimento de habilidades como comunicação, trabalho em equipe, networking, além de aprofundamento e aplicação da teoria previdenciária”, disse.

O delegado da Receita Federal em Varginha, Eduardo Antônio Costa, parabenizou a Universidade pela iniciativa. Para ele, trata-se de mais um importante serviço prestado pelos NAF das Instituições de Ensino à sociedade hipossuficiente e ao MEI. “O NAF Previdência vai orientar e auxiliar o cidadão, inclusive o MEI, em relação ao acesso aos benefícios previdenciários e como se filiar à Previdência Social. Muitos cidadãos e MEI não sabem dos benefícios previdenciários que tem direito, por isso não se filiaram”, declarou.

Já o gerente-executivo do INSS em Varginha, Marcelo Maiolini, lembrou que uma das missões do INSS é levar informação à população, prestando orientações sobre direitos e deveres do cidadão perante à Previdência Social. “Nesse sentido, a parceria entre INSS, Receita Federal do Brasil e UNIFAL-MG é muito importante e bem-vinda, contribuindo para levar conhecimento, de forma gratuita, a muitas pessoas de Varginha e região”, afirma.

Para Marcelo, o NAF ainda contribui para a formação de qualidade dos alunos participantes, que irão se tornar profissionais melhores e mais aptos a colaborar com a sociedade. “Por isso, o INSS, através da Gerência de Varginha e do Programa de Educação Previdenciária, está colaborando com o NAF Previdência. Nossos servidores ministraram um ciclo de palestras, no final do ano passado, para ajudar os alunos e professores a conhecerem um pouco mais sobre o amplo universo previdenciário. E é importante que esse processo de capacitação seja constante”, ressalta o gerente.

O NAF realiza atendimentos online e presenciais, às terças e quintas-feiras, de 14h às 16h, na sala B209, da UNIFAL-MG campus Varginha. A equipe informa que, devido às férias de 01/07 a 02/08, os atendimentos presenciais serão retomados no dia 06/08.

Fonte: UNIFAL-MG