Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos – Iniciada implantação do Conselho de Representação e Integração dos residenciais

Na tarde do último sábado (15), Varginha recebeu a primeira oficina de informação, sensibilização, mobilização e instrumentalização das lideranças comunitárias para organização e implantação do Conselho de Representação e Integração dos residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos.

Ação foi realizada no Centro de Inclusão Produtiva do Novo Tempo e contou com a presença de representantes das três comunidades, que abrange o espaço urbano integrado por 1.471 famílias e 5.020 moradores.

A oficina denominada “Arcabouço Institucional, Funções e Atribuições do Conselho de Representação e Integração dos Residenciais Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e Carvalhos” foi desenvolvida pelo secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Francisco Graça de Moura, que ressaltou os aspectos inovadores e transformadores do Conselho como instrumento e mecanismo de construção do empoderamento dos moradores no seu processo de organização social.

O Conselho terá como componentes institucionais a Assembléia Comunitária, Comissão Diretora e dez Coordenadorias Temáticas de Base, cada uma com três membros. Participarão de forma solidária e participativa da gestão, cerca de 33 lideranças comunitárias, representando de maneira isonômica e igualitária os três residenciais, de acordo com os mais autênticos princípios da democracia participativa. Poderão participar da Assembléia Comunitária – com direito a voz e voto – os 4.200 moradores acima de 18 anos.

Na pauta, as funções sociais da cidade, como por exemplo a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as atuais e futuras gerações.

A equipe técnica da Ângulo Social, com atuação no Plano de Desenvolvimento Socioterritorial dos residenciais, deu sólida contribuição ao evento no processo de mobilização das lideranças comunitárias.

A próxima oficina acontecerá no dia 05 de janeiro, quando será apresentado o estatuto que normatizará o processo de Gestão do Conselho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.