• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Jovem de 18 anos morre esfaqueado na Estação Ferroviária; outra pessoa foi ferida com caco de vidro na Princesa do Sul pela manhã

Suspeito do crime / Foto: Reprodução Redes Sociais
A vítima / Reprodução Redes Sociais

Matheus Henrique Ferreira Garcia, de 18 anos, morreu na noite desta quinta-feira (26), após ser atingido com um golpe de faca no pescoço, em Varginha. O crime aconteceu na antiga Estação Ferroviária da cidade, localizada na Praça Matheus Tavares, área central de Varginha, durante um show do projeto ‘Quinta da Boa Música’. A Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionadas por populares relatando a ocorrência de confusão generalizada no entorno da Estação.

Segundo informações da Polícia Militar, ao chegarem no local, os militares encontraram Matheus caído no chão com uma faca jogada ao seu lado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

A vítima morava no bairro Vila Barcelona e possuía várias passagens pela polícia. Matheus, conhecido como “Gaguinho” é suspeito pela morte da travesti Natasha (Wesley Henrique Wenceslau), 29 anos. Ela foi morta a tiros na madrugada de uma terça-feira (6/6/2017) na Vila Barcelona, em Varginha. Levou um tiro no rosto e outro no peito. Outro menor de 16 anos também teria participado da morte.

Além dessa passagem, “Gaguinho” também foi fichado por lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, vários tráficos e ameaça. Até motim de presos tem na ficha, quando ele estava em Conselheiro Lafaiete, em um centro de internação.

De acordo com informações de testemunhas que estavam na Estação na hora do ocorrido, o jovem foi assassinado por uma gangue rival. Matheus Henrique, havia acabado de cumprir medida sócio-educativa há 12 dias. Ele estaria tendo um relacionamento amoroso com a ex de Elias. O corpo de Matheus foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Outra vítima do agressor, Maurício de Miranda Gazelato, também de 18 anos, recebeu uma facada no lado esquerdo do ombro, foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital Bom Pastor, onde foi medicado e permaneceu em observação. Maurício relatou ao PM’s que o autor das agressões é Elias de Jesus Silva Evangelista, morador no bairro Damasco, também em Varginha, que fugiu do local após os golpes.
O pai do autor das facadas, Adilson dos Reis, conversou com os militares e admitiu que soube, através das redes sociais, que o autor do homicídio e tentativa de homicídio é mesmo seu filho.

O suspeito da facada foi identificado, mas conseguiu fugir do local do crime. Até a publicação desta reportagem ninguém havia sido preso.

Varginha 24 Horas

Nota de Esclarecimento

Diante do ocorrido, a Prefeitura da cidade emitiu uma nota na manhã desta sexta-feira (26), onde diz que “neste ano, o projeto foi reestruturado visando justamente a segurança, tanto dos participantes como também em toda a imediação”. Confira a nota completa:

“A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural do Município, declara-se consternada com a fatalidade ocorrida na noite da quinta-feira (25/04), na Estação Ferroviária, durante o projeto 5ª da Boa Música.

A iniciativa é referência de cultura e lazer em quase 10 anos de realização e espaço de divulgação e apoio para músicos da região dos mais diferentes estilos.

Neste ano, o projeto foi reestruturado visando justamente aumentar a segurança, tanto dos participantes como também em toda a imediação.

Uma equipe da Fundação Cultural pediu pessoalmente, no início de 2019, à Guarda Civil Municipal de Varginha e à Polícia Militar reforço na segurança sendo prontamente atendida.

Outra medida tomada pela Prefeitura foi a melhoria na iluminação, tanto da área interna como externa da Estação, acabando com todos os pontos sombrios. Por último, foram instaladas câmeras de videomonitoramento.

Vale ressaltar que o público que frequenta assiduamente o 5ª da Boa Música é composto por amantes da música de qualidade, sendo inclusive rotineira a presença de famílias, devido à qualidade do evento.

A Prefeitura realizará uma reunião na tarde dessa sexta-feira (26/04) para estabelecer as medidas cabíveis após esse lamentável fato, visando a segurança pública, como já é de praxe”.

Outro caso na 5ª da Boa Música

Na noite do dia 10 de julho de 2014, um homem de 30 anos levou uma facada nas costas durante um show do evento ‘Quinta da Boa Música’, que aconteceu na Estação Ferroviária, no Centro. Segundo informações da Polícia Militar, a facada atingiu a região lombar da vítima.

Ainda de acordo com a PM, Rovilson Batista Custódio assistia ao show com a namorada, quando um grupo de pessoas se aproximou e um deles puxou o braço da garota.  Ele então tentou defender a namorada e uma discussão começou. Nesta hora, Custódio foi agredido com uma facada.

O homem foi socorrido pela Guarda Municipal e encaminhado ao Hospital Bom Pastor, onde foi internado.

Três dias antes, no dia 7 de julho de 2014, um homem de 40 anos também foi esfaqueado durante uma tentativa de assalto na Rua Delfim Moreira, no Centro. Segundo a Polícia Militar, o homem disse que estava saindo de um bar próximo à Praça da Estação Ferroviária, onde momentos antes acontecia o evento “Quinta da Boa Música”, quando foi surpreendida por algumas pessoas.

A vítima contou que tentou correr, mas tropeçou e caiu e acabou sendo golpeada por um dos homens, que estava com um facão nas mãos. Os homens fugiram sem levar nada depois que um carro passou e buzinou. A vítima foi socorrida para o Hospital Humanitas, mas sofreu apenas ferimentos superficiais.

Ainda segundo a vítima, a tentativa de assalto aconteceu por volta de 23h30, quando o evento musical já tinha terminado.

Outra ocorrência

Varginha 24H

Outra tentativa de homicídio foi registrada na manhã desta sexta-feira (26). Um homem foi encontrado ferido na Rua Antônio Adilson, próximo à Avenida Princesa do Sul, em Varginha, com um furo no peito.

De acordo com as primeiras informações da PM, um suspeito foi preso, identificado como Breno Henrique Flausino. A vítima, Rafael Inocêncio Bernardo da Silva, foi atingida com um caco de vidro após uma briga no bairro de Fátima.

A vítima, que também é conhecida no meio policial, havia deixado o presídio ontem. Ainda não se sabe a motivação para o crime. O Samu esteve no local e encaminhou Rafael para o Hospital Bom Pastor.

Varginha 24 Horas

Redação CSul – Iago Almeida / Fotos: Varginha 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *