Interessados em atuar como mesários nas Eleições 2022 podem se inscrever

Para ser mesário é necessário ser maior de 18 anos.

Redação CSul / Foto: Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação

Quem quiser atuar como mesário voluntário nas Eleições 2022 já pode realizar sua inscrição. O Estado terá aproximadamente 200 mil mesários nas mais de 40 mil seções eleitorais.

As inscrições deverão ser realizadas no site do TRE na página “mesário” ou pelo aplicativo e-título. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, não há data limite, contudo o prazo da comunicação da convocação da Justiça Eleitoral para as eleições segue até o próximo dia 3.

Vale ressaltar que, para ser mesário é necessário ser maior de 18 anos e estar em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral.

As exceções estendem-se aos respectivos cônjuges e parentes até segundo grau, autoridades e agentes policiais, atuantes na Justiça Eleitoral e membros de diretórios de partidos políticos com função executiva.

Benefícios

Quem atuar nas eleições como mesário receberá auxílio alimentação nos dias trabalhados e terão direito a dois dias de folga no trabalho, que deverá ser negociado com o empregador.

Vale ressaltar que, a atuação como mesário poderá servir como critério de desempate em concursos públicos, caso conste no edital.

Aqueles que forem selecionados serão treinados por meio de uma plataforma digital ou do aplicativo do mesário. Os candidatos serão capacitados para eventuais problemas, fluxo de votação e procedimentos adotados na seção eleitoral.

Eleitores irão às urnas no dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno as votações acontecerão em 30 de outubro.

Compartilhar:
Veja mais