• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

ICCOM do segundo trimestre aponta baixa confiança do empresário varginhense

Nesta terça-feira (2), a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha – ACIV, lançou o segundo relatório do Índice de Confiança do Comércio de Varginha (ICCOM 2019), referente ao segundo trimestre deste ano.
Pesquisa visa identificar o nível de confiança do empresário varginhense, em situação atual e futura. Para isto os quesitos investigados são: vendas, inadimplência, segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional.
No segundo trimestre, o índice alcançou o patamar de 82,42 pontos, o que demonstra baixa confiança do empresário varginhense e uma queda em relação ao trimestre anterior, que havia apresentado 100,50 pontos.
Motivo deste número se deve ao cenário atual, o empresariado não acredita em uma melhora neste momento, mas sim no cenário futuro que atingiu 96,33 pontos.
Olhando também para outros indicadores, como: ICOM da FGV, inflação, taxa de juros, saldo de empregos pelo CAGED e IC-CESUL índice de confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas, que é oriundo do ICCOM e aplicado a grandes negócios da região, pelo Grupo Unis, vemos que o ICOM da FGV mantém-se negativo nos últimos meses de 2019.
Já o IC-CESUL Varginha mostra estagnação, com queda na percepção atual. O IC-CESUL das cidades da região Mantiqueira e Zona da Mata, apresentam queda e estagnação respectivamente. O emprego no comércio está com saldo negativo, mas mostra saldos positivos nos demais setores. E os patamares de inflação e taxa SELIC se mantém baixos.
Segundo a ACIV, “ao empresário varginhense, a recomendação é de cautela e de um repensar na gestão do seu negócio. A segurança financeira é importante para se manter num momento de crise, mas não suficiente para sair dela. Requer um repensar estratégico, não só interno, mas também em conjunto dentro de nossa cidade”.
A associação vem procurando ajudar as empresas a mudarem este quadro, para isso realiza campanhas de prêmios, para incentivar as compras no comércio local, bem como a capacitação e apoio estratégico ao empresariado, com treinamentos, palestras, reuniões e indicadores. “Acreditamos que a única forma de melhorar os resultados, é unindo nossas forças”, disse a ACIV.
O relatório completo pode ser baixado no site www.aciv.com.br/indice-de-confianca-do-comercio-de-varginha/

Índice alcançou 82,42 pontos, o que demonstra baixa confiança em relação ao trimestre anterior. (Foto: KM Coaching)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *