Grupo de dança do Marista Varginha vence competição em Intercâmbio
O grupo de dança do SeAC do Colégio Marista Varginha conquistou o troféu de primeiro lugar no Intercâmbio Marista de Fé, Arte, Cultura e Esportes, com a coreografia “Caminhos de Champagnat”. O evento foi realizado de 1 a 04 de novembro em Belo Horizonte e reuniu 520 estudantes e 150 colaboradores, de 10 unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte.
A Instrutora do SeAC – Serviço de Arte e Cultura e coreógrafa do grupo, Silvana Gomes, classifica a participação no evento como estimulante, proveitosa e bastante agradável. “A oportunidade de estar em contato com os SeACs das demais unidades e perceber que estamos no caminho certo, tanto tecnicamente como pedagogicamente foi muito animadora. Além da belíssima apresentação que nos deixou com a sensação de dever cumprido, a postura do grupo durante todo o evento, tanto com os demais grupos, quanto com os colegas, educadores, auxiliares e coordenação nos deu a certeza de que o trabalho aqui realizado vai ao encontro da proposta Marista de educação e tem um alcance muito além da simples técnica: é um aprendizado que, com certeza, eles levarão para a vida. E a vitória veio, com certeza, coroar esse momento”, pontuou.
O aluno Álvaro Coelho, do 9º ano, também foi premiado, na categoria “Melhor Bailarino”. “O sentimento neste momento é de gratidão à Tia Silvana e as meninas pelo apoio. Até o início desse ano eu não sabia nada de dança e chegar agora e receber esse prêmio, com tantos colégios competindo, foi uma experiência muito boa. Mesmo que você ache que não terá chances, persista e não pare de acreditar, continue tentando sempre. Agradeço todo o grupo pelo incentivo, sozinho eu não teria feito nada”, destacou.
A delegação do Colégio Marista Varginha foi composta por 36 estudantes e sete educadores. Houve representatividade nas competições de dança, futsal, handebol e voleibol, além das atividades de pastoral, com o Projeto de Voluntariado Mão na Massa, que auxiliou uma creche, na periferia de Belo Horizonte, com a pintura das salas e ao grafite nas dependências do espaço.
O objetivo do Intercâmbio Marista é despertar um processo global de formação a partir dos elementos fé, arte, cultura e esporte, garantindo o acesso ao conhecimento, a partir da vivência na prática. A próxima edição acontecerá no ano que vem, no Colégio Marista São José – Barra, Rio de Janeiro.
No evento desse ano, reuniram-se estudantes das unidades mineiras Dom Silvério, Colégio Marista de Varginha, Colégio Marista Patos de Minas, Colégio Marista Diocesano, de Uberaba e Colégio Marista São José – Montes Claros; das unidades cariocas, Colégio Marista São José – Tijuca e São José – Barra, ambos do Rio de Janeiro; do Colégio Marista de Palmas (TO), do Colégio Marista de Colatina (ES), e do Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga (DF).
Fonte: Blog do Madeira / Foto: Divulgação