Fazenda de Varginha conserva jabuticabeiras de até 200 anos

Típica do período chuvoso e da estação da primavera, a jabuticaba é uma das frutas regionais mais consumidas entre os meses de outubro e novembro e em Varginha, foram encontradas 180 jabuticabeiras, sendo que alguns pés já têm mais de 200 anos.

A quantidade de jabuticaba na fazenda atrai gente de diferentes lugares, que vão até o local para comer a fruta direto no pé. “Chega nesta época, bem bastante gente interessado em experimentar e vem gente de toda região, os parentes, os amigos, escolas”, disse a proprietária da fazenda, Gerusa Helena Vilela Bueno Procópio.

No entanto, o empresário Vicente Pereira da Silva, só foi conhecer a fruta aos 20 anos, quando veio do nordeste para o Sul de Minas. “Eu não conhecia. Eu só vi mesmo quando vi aqui. Não quero dizer que não tenha no nordeste, mas eu só conheci quando cheguei aqui e foi amor à primeira vista”, contou.

Fazenda possui 180 pés de jabuticabas com mais de 200 anos (Foto: Reprodução EPTV)Fazenda possui 180 pés de jabuticabas com mais de 200 anos (Foto: Reprodução EPTV)

E assim como no sítio da família dele, a maior parte das plantações de jabuticabas são em pomares caseiros, e como ela é uma árvore silvestre, pode aparecer em qualquer lugar, tanto em fazendas, como em quintais.

O comerciante Milton Fonseca também fala sobre a fruta. Há 30 anos ele vende frutas da estação em uma banca da rua e agora é a vez da jabuticaba. “Tem que ser fresquinha, colhida no dia, né?”.

Quem aprova é outro comerciante, Mariano Campo Afil. “Jabuticaba é minha fruta preferida. Eu passei e fiz questão de comprar”, revelou.

E não é só o gosto que atrai os consumidores até a fruta. A nutricionista Cléo Oliveira Bueno explica que a jabuticaba é uma fruta boa, inclusive, para ser incluída na dieta. “Ela é excelente. Riquíssima em vitaminas e sais minerais e pode ajudar quem quer perder peso, além de ter propriedades antioxidantes, prevenindo envelhecimento precoce, câncer, doenças cardiovasculares.  E o ideal é o consumo de apenas uma xícara por dia”, destacou.

Vicente só conheceu a jabuticaba com 20 anos (Foto: Reprodução EPTV)Vicente só conheceu a jabuticaba com 20 anos (Foto: Reprodução EPTV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.